domingo, 20 de abril de 2008

Capítulos

Ao ver a final do Estoril Open dei por mim a reflectir sobre o facto da vida ser efectivamente feita de vários capítulos, que ao longo do tempo vão perdendo a ligação entre si, podendo inclusive serem retirados duma determinada história para encaixar noutra...
Por exemplo...houve um tempo na minha vida em que todo o tempo livre do mundo era ocupado pelo ténis. Treinos atrás de treinos, torneios atrás de torneios...até um curso para fiscal de linha do Estoril Open frequentei (logo na 2ª edição). Depois, passei para o ténis social e até ensinei o Telmo a jogar como deve ser (não é um campeão, mas com a sua constante e invejável forma física, é muito consistente). Na Intersport fui convidada VIP no Estoril Open, com direito a almoços, VIP Lounge,...até que a calcificação do meu ombro me impediu para sempre de pegar numa raquete, pelo menos com frequência e para fazer um joguinho ou outro simpático (o que significa para mim...esforçado e competitivo, que eu não jogo para perder)...por isso, a Rita de hoje nada tem a ver com a Rita que aos 14 era tenista de tempo livre. Quem me conheceu nos últimos 5 anos não faz nem ideia deste meu lado...deste capítulo que podia muito bem estar escrito noutra vida qualquer que não na minha, porque actualmente não tem ligação com nada em mim.
Isto ainda me leva a outro tema de conversa que tive há muito pouco tempo com um grande amigo meu sobre o futuro e a qualidade de vida. Dizia-me ele, sempre muito focalizado nos seus objectivos, que agora tem que dar tudo porque aos 45 anos quer ter qualidade de vida. Por isso, agora, ele estuda, trabalha por conta de outrém, tem uma empresa dele e vai para a segunda (de alguma forma complementar da primeira). E eu acredito que ele irá conseguir ter a qualidade de vida que procura, embora não saiba se essa qualidade financeira e profissional possa ser acompanhada de uma qualidade de vida emocional, uma vez que com tanto esforço e dedicação, alguma coisa, por agora, tem de ficar para trás. E a pergunta que me ficou na cabeça desde essa conversa, é: o que é que eu tenho feito para que o meu futuro seja seguro daqui a 10 anos? Pegando nos vários capítulos da minha vida, a resposta é simples: deixei de olhar para a frente porque fui surpreendida por maus ventos que abalaram toda a minha serenidade e ambição. Focalizo-me no dia a dia, a tentar resolver a pouco e pouco todos os buracos que o meu pai me deixou e que foram provocando crateras ainda maiores que levam tempo a sarar.
Por isso, sinto que os meus capítulos não têm grande ligação entre eles, que a tal Rita dos 15 anos nada tem a ver com a Rita de 32..e que, embora responsável, está tão focalizada no presente que se esquece do futuro...o que faz com que a Rita dos 40 seja alguém que provavelmente ainda nem conheço. Estranho, não é? Assustador, pelo menos.
Até amanhã!

P.S: estamos no intervalo do Leiria 2 - Sporting 0...até no futebol as coisas parecem não ter ligação entre elas...como é que depois do fantástico 5-3 de Quarta, hoje estamos a perder com o último classificado sabendo que depois do empate do Guimarães, ao ganhar estaremos no 2º lugar...será que o Sporting de Quarta também não tem a ver com o Sporting de hoje?

1 comentário:

Telmo disse...

Não vejo razão para tanta estranheza...
O Benfica pareceu-me exactamente a mesma equipa que na quarta-feira passada...