sábado, 7 de março de 2009

Providence - Part II

Dia 6 de Março.
Apercebi-me hoje que me tenho esquecido de vos contar alguns pormenores da cultura americana, talvez devido ao facto de nem sempre ter internet ou de estar concentrado no trabalho... Enfim, com a chegada do fim-de-semana, e com uma sexta-feira mais curta, deu para fazer um balanço.
O conceito de "drive thru" (por acaso, não devia ser "drive through"??) não nos é estranho: temos o McDonald's, o KFC e a Pizza Hut em Portugal, o Quick na Bélgica, o Supermac's na Irlanda... Aqui também há o Dunkin Doughnuts (já experimentei, claro, mas não vi lá nenhum polícia...) e... as caixas Multibanco!!!! Não admira a quantidade de americanos com peso a mais... Não é preciso sair do carro para nada!!!
As radios são porreiras, com música variada a puxar mais para o popular americano, mas ainda assim satisfatórias (linguagem de auditor...). Por exemplo, no dia em que vínhamos do estado de Maine, a paisagem era espectacular por causa da neve, e o radio tocava "Goodbye Stranger" dos Supertramp... typical american!!

Joe Fernandes nasceu nos EUA, mas os pais são de Mangualde. Estudou uns anos em Viseu, é do Sporting (tem o símbolo antigo pendurado no escritório) e do C.D. Mangualde (cachecol na parede), e gere um estabelecimento de moluscos bivalves. Vai todos os anos a Portugal, pelo verão, para ajudar o pai a acabar de construir uma casa... Exporta para o Reino Unido e trabalha para o Sr. Bica, também português, que passa a maior parte do tempo na Florida. Aprenderam rápido com os americanos e já puseram o estado de Rhode Island em tribunal por causa de uns requisitos que lhes exigiram na fábrica...

Passaram-me pelos olhos nomes como Diane "Pickles" Ribeiro, Rocky Da Silva e outros semelhantes, pertecentes à terceira geração de luso descendentes. A maior parte tem pais açoreanos que viram nos EUA uma oportunidade de melhorarem as suas vidas. Acabaram por cá ficar, constituir família e regressar à terra para gozar a reforma. De certa forma identifico-me com os últimos, apesar de não ter intenção de me naturalizar como irlandês, e de me reformar por enquanto... Eu também procurei, e achei, cá fora o que Portugal não tinha para me oferecer. Não foi de mão beijada está claro, mas valeu a pena, para já...

Ao jantar, para os lados de Federal Hill novamente, experimentei carne de bisonte e gostei bastante. Muito saborosa! Amanhã temos uma patrulha em águas estatatais e vamos usar uns fatos próprios para manter o corpo protegido do frio... Depois conto!

Saudades de todos...
Abraço e beijinhos

2 comentários:

Joana disse...

Os Supertramp são britânicos...

Unknown disse...

Olá meu querido!
Ontem ao jantar, naquele famoso restaurante japonês/tailandês/vietnamita, a Rita Foi-nos actualizando das tuas aventuras, mas de facto ler os teus posts, as situações parecem que ganham vida.
Espero que o dia de hoje, em patrulha seja excelente!
Beijinhos, e enjoy!