terça-feira, 3 de março de 2009

Portland

Mais uma vez não se deixem iludir pela hora e data deste post.
São 23h00 de dia 2 de Março.

Era uma vez um americano, um francês, um espanhol, um inglês e... um português. Isto dava uma bela anedota!!! Mas, a partir de hoje, passa a ser a "Irmandade dos Bivalves". São estes os meus companheiros de viagem para os próximos 10 dias.
Muita neve (afinal estes sacanas sempre tinham razão...) caiu durante a noite de ontem e dia de hoje. Por cá está tudo branco e quero ver como vai ser amanhã, com 2 horas de caminho até à primeira visita no estado de Maine.

Hoje conheci o Marc. O Marc é americano, e argelino, e tem 24 anos. Nasceu nos USA e partiu com os pais para a Argélia. Depois mudou-se para França, onde morou em Ste. Étienne e em Paris. Aos 19 anos, sem saber inglês, só árabe e francês, voltou ao seu país de nascimento. Chegou no dia do terceiro aniversário do 11 de Setembro e passou duas horas no aeroporto a ser revistado. Veio morar com um amigo do pai, para estudar ciências políticas na universidade. Já fala inglês, com pronúncia americana claro, mas fala perfeitamente. Está a um ano de acabar o curso e depois fazer um estágio no Capitólio, "é pena é ser para o partido republicano" disse ele. O Marc tem um emprego, para pagar os estudos que segue à noite, que é guiar um táxi de uma companhia privada. Por esta altura devem estar a pensar "por que raio está ele a falar deste gajo??"... A Rita ligou-me quando eu ia no táxi, antes de eu ficar a saber tantos pormenores da vida deste jovem. O Marc, depois de eu ter desligado, perguntou-me se eu era português. O Marc tem uma namorada brasileira há 5 anos, e já fala muito bem português... do Brasil!!! A viagem durou uns 40mn, e viemos a falar de muita coisa, em inglês, francês e português. Foi muito interessante. Despedimo-nos com desejos de felicidades e sucesso. O mundo é mesmo do tamanho de um "guisante"...

A Andrea Févereau tem ascendência francesa, mas só sabe dizer "oui-oui". A rondar os 45 anos, é a única tripulante de bordo no avião que nos trouxe de Washington até Portland. Apesar de ainda ter de fazer mais dois vôos e de ter vindo trabalhar hoje só "to give a hand", recebe todos a bordo com um sorriso, trata os passageiros por "honey" e ainda manda uns piropos, que o diga o meu colega americano!!! Mais: como é a única a bordo, a demonstração de segurança é feita aos bochechos; primeiro descreve verbalmente, depois pára e demonstra fisicamente!!! Foi bem engraçado.

Como o avião saiu com duas horas de atraso, observei os americanos no aeroporto. Esta gente é de facto muito estranha... Parecem fazer todos parte de uma grande família, muito misturada em termos de raças, e falam todos uns com os outros assim... do nada!!! Como chegámos já tarde, e não há muitos restaurantes por aqui, este post foi escrito no intervalo do meu jantar (duas maçãs), isto depois do almoço ter sido uma "cesar's salad" (basicamente alface e uns quadrados de pão). Não é sempre assim!!! Acontece às vezes, mas amanhã vou tentar tomar um bom pequeno-almoço para recuperar.

Até já!

1 comentário:

Anónimo disse...

mau tempo por aí mas encontras-te alguém bem engraçado e que falava um pouco português. Espero que continue a correr bem mais esta aventura. Beijinhos. Tia Nita