quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Martinha violinista

A minha cabeça turva da constipação valente fez com que passasse bem rápido, até demais, sobre o tema da minha prima violinista...mas 24h de Brufen e Cetix depois, se falar percebe-se que estou fanhosa, mas a escrever consigo disfarçar...
Efectivamente arrastei-me até ao CCB no Domingo à tarde, depois de ter limpo a casa a muito custo, primeiro por falta de hábito (a malta habitua-se depressa a mordomias e estas 2 semanas de férias da Lurdes são o meu suplício) e depois porque sem conseguir respirar bem, tudo custa o dobro...mas pela Marta, vale a pena sempre.
Cheguei na hora exacta e vi todas as suas actuações...e decidi voltar a este tema hoje porque recebi algumas fotos que me fizeram reviver esse 20 minutos de pura felicidade e paz. E é esse estado de espírito que a Marta, só por existir, me consegue transmitir, sem fazer esforço nenhum. É olhar para ela e vê-la crescer, mesmo à distância (Lagos não é já aqui), que me enche o coração. É vê-la respeitar os princípios que a mãe lhe incute e que ela respeita, é vê-la saber lidar com amigos cheios de telemóveis, consolas, e afins e a perceber que não pode ter tudo, é vê-la no violino, no piano, no ballet, na natação,...sempre com muito empenho e a desenvolver-se mais do que o ser humano comum de 9 anos. Olhar para ela faz-me pensar que quero uma igual...faz-me pensar que vou ter um desafio enorme em conseguir educar os meus filhos assim, mas faz-me ter uma meta (lembram-se? já fiz um post inteirinho sobre metas e de como eu preciso delas) que quero muito alcançar. Até lá e sempre, a Marta tem um cantinho muito especial no meu coração que consigo apenas equiparar ao do meu avô João: parece ser um amor incondicional e intemporal. Muda apenas o sentido de protegida e protectora...Adoro tirar fotografias com ela (aliás tenho várias espalhadas pela casa), adoro captar a nossa cumplicidade mesmo com os 24 anos de diferença que temos, adoro que ela me chame "prima brilhante" pelo facto de quando era mais pequenina ficar fascinada com os meus aneis e colares sempre reluzentes, adoro que ela queira ter uma madeixa sempre da cor da minha, adoro que ela seja do Sporting porque, dizemos nós na brincadeira, a primeira coisa que lhe sussurei ao ouvido quando a conheci, no dia em que ela nasceu - curiosamente no mesmo dia que eu, 1 de Agosto - foi "Spoooorting", adoro tê-la levado ao estádio de Alvalade, ter ido à Eurodisney e ter-lhe feito uma enorme surpresa porque ela não fazia ideia que eu lá ia ter,...adoro os momentos que passamos juntas e adoro vê-la crescer. Agradeço muitas vezes ela ter aparecido na minha vida e acho sempre que há dedo do meu avô nestas coisas: ele foi embora cedo, mas mandou-me 2 anjos da guarda - o Telmo e a Marta - para, cada um à sua maneira, cuidarem de mim.
Gostava de partilhar convosco algumas fotos dela, mas como isto anda de homens e mulheres sem escrúpulos, não arrisco pôr uma foto dela a circular na net...mas acreditem, ela é linda e no Domingo, com o seu violino, estava um bombom doce.
Era bom que todos nós tivessemos alguém que nos fizesse sentir isto tudo...

Sem comentários: