segunda-feira, 20 de outubro de 2008

1st Irish Weekend

Como a Rita já vos contou, o meu fim-de-semana começou logo com uma aventura...

Fui jantar com a Ana Sofia, minha colega da faculdade (e actualmente reconhecida no mundo inteiro pelo seu trabalho de vanguarda no campo da embriologia), perto da zona do "The Temple Bar". Pusemos a conversa em dia, falámos de viagens, de experiências profissionais, da faculdade, dos colegas com quem ainda mantíamos contacto, dos projectos para o futuro... Isto tudo durou umas cinco horas, entre umas garfadas de sushi e thai e uma Guiness lá mais para o fim. Quando tentei recuperar o meu carro que estava no parque lá perto, deparei-me com uma porta fechada à chave, reforçada por um portão metálico. Pensei: "Ok, fecharam aqui mas a saída dos carros deve estar aberta, porque apesar do parque fechar à meia-noite, devem deixar os carros sair...". É claro que o portão estava... fechado!!!! Primeiro pensamento: estou no meio de Dublin, sem carro, são 03h00 da manhã... E agora? Taxi para casa? Muito caro. Autocarro? Já não há aquela linda hora... Ficar em Dublin? Talvez... Ligo à Ana Sofia para ver se no albergue da juventude onde ela ficou ainda há algum quarto disponível e decido lá ir ter. Más notícias: não só não há quarto ali como todos os hóteis, pensões, albergues existentes naquela zona estão com lotação esgotada!!! Segundo pensamento: estou no meio de Dublin, sem carro, são 03h15 da manhã e queres ver que tenho de ficar 5 horas na rua até abrirem o parque??? Do nada, o recepcionista australiano lembra-se de um albergue não muito longe dali que talvez possa arranjar uma solução. Com o mapa da Ana Sofia, lá fomos. Depois de explicar o sucedido, lá me arranjaram uma caminha num quarto onde já estavam cinco pessoas... Despedi-me da Ana Sofia e 32€ depois lá subi as escadas até ao quarto 200, cama A. Abro a porta e vem logo aquele bafo tipíco de quarto com cheiro "a dormir". Demoro alguns segundos a descobrir como funcinam os interruptores e acabo por ligar a luz do quarto todo. Ninguém reclamou e aproveitei para ver qual era a cama A... A cama A existia mas já estava ocupada!!! Decido ocupar uma cama ainda vazia, apago a luz, acendo a luz do telemóvel para não me espalhar e deito-me, vestido e tudo porque iam ser só cinco horas... Como é óbvio não dormi nada de jeito porque entre tosses, ressonares, uma entrada tardia de um dos ocupantes e a minha preocupação de tirar o carro do parque logo que pudesse, o meu cérebro não quis descansar. O despertador vibrou (para não incomodar os outros...) às 07h30 e, depois do chichi na casa de banho do quarto (sim, porque tinha uma casa de banho privativa...para 6 pessoas!!) fui tomar o pequeno-almoço espartano mas fresquinho, incluído no preço simpático da cama. No caminho até ao parque, enquanto gaivotas pairavam sobre a Dame Street e por vezes faziam vôos picados em direcção ao alcatrão para apanhar os restos da noite anterior, eu fazia contas às horas e aos euros que iria pagar... Aquele jantar ia sair-me muito caro!!! Ainda tive de esperar uns 5mn à porta do parque e quando introduzi o cartão fechei os olhos... 14€!!! A máquina só me estava a pedir 14€!!! Paguei rapidamente antes que ela mudasse de ideias, peguei no carro e regressei a Trim. Pelo caminho vi o arco-íris mais perfeito da minha vida... Não é à toa que dizem por aqui que no fim destes fenómenos atmosféricos existe um pote de ouro guardado por um duende...

No sábado estive em plena mudança para a casa nova depois de ter assinado o contrato com o Dave. Espantoso também como aqui se mudam os contractos da electricidade e gás: basta telefonar e já está!! Dediquei-me sobretudo às limpezas, compras e afins para que me pudesse sentir mais em casa. E consegui!!! Fiquei todo rebentadinho (subi e desci escadas como há muito não fazia...) e a salada que fiz na panela levou uma overdose de sal grosso que custou a engolir... Ainda falta muita coisa mas com o tempo vamos lá!!

Domingo, depois de um sono repousante, decido tomar uma banhoca na casa de banho principal (leia-se "a que tem banheira"...) e quando desço para tomar o pequeno-almoço, reparo que tenho um duche na sala também!!! Tecto, paredes e alcatifa bem ensopadinhos... Sms para o Dave a contar a desgraça. Tudo controlado, segunda-feira passava por lá com o canalizador (já passou e aparentemente já não vou ter mais piscinas instantâneas...). A Ana Sofia alugou um carro para as suas visitas nos arredores de Dublin e apareceu ao final do dia para jantarmos em Trim.

Como vêem, não falta animação na Irlanda!!! Agora vou sair para ir buscar pão ao "Supervalu", supermercado com muita pinta e único concorrente do LIDL por estas paragens. Eu acho que ganha à vontadinha, mas a Rita quando cá vier depois confirma-vos para não pensarem que estou iludido pela vida de "campónio" que agora abracei.

Cheers!

Sem comentários: