segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Um novo hábito: "pinting"

O segundo fim-de-semana irlandês começou com um cheirinho a Bruxelas... Estrei-me na Aer Lingus (ou AerLatenus como lhe chamam os meus colegas da quinta) e tive logo que esperar quatro horinhas no fabuloso e extraordinário aeroporto de Dublin, quando comparado com o de Antananarivo, capital de Madasgacar.
Atrasos atrás de atrasos, lá ia o painel indicador deixando o vôo das 18h00 de Dublin para Bruxelas na primeira linha, enquanto todos os outros entre as 18h00 e 20h25 iam sendo actualizados para embarque e partida... Eu, novo nestas andanças, comecei por achar normal, depois aborreci-me, às tantas deu-me para ficar impaciente até que passei ao insulto gratuito da companhia aérea que me ia levar, sem ter em conta que a partir de agora, se não forem eles, eu não vou a lado nenhum!!! Enfim, tudo podia ser pior se estivesse sozinho o que não foi o caso. Três colegas que partilharam o táxi comigo (um deles esqueceu-se obviamente de besuntar as axilas com desodorizante e foi imediatamente repreendido pela única colega no táxi), desde a quinta até ao aeroporto, fizeram-me companhia... e eu a eles!! Um esloveno, um eslovaco, uma holandesa e um português sentaram-se na mesa de um bar (não, isto não é uma anedota...) e durante quatro horas socializaram. Ora para socializar nada melhor que pagar umas rodadas uns aos outros para manter a garganta afinada durante os longos minutos de conversa que se adivinhavam. Logo aí aprendi uma palavra nova (que não deve existir): "pinting". O significado é muito simples: o acto de beber "pints", não obrigatoriamente de Guinness, e conversar. Apanhámos o avião 4 horas e meia depois e cheguei a Bruxelas bem cansado, mas o Tanta ainda fez o favor de me ir buscar ao aeroporto e lá deu para animar um pouco.

Sexta foi dedicada ao "DG SANCO Induction day". Este nome pomposo serve para descrever o dia em que se fica a conhecer melhor (!?) o que faz a minha DG (Saúde e Consumidores) e restantes colegas. É dirigido apenas para os recém-chegados, a quem é dada a oportunidade de conhecer o nosso DG e trocar umas impressões com ele. Acabou relativamente cedo, o que me deu tempo para ir comprar as chuteiras ao centro de Bruxelas, com a companhia do Tanta. São da Umbro (marca que patrocina a selecção da Irlanda), foram baratuchas e amanhã, se o tempo ajudar (neste momento chove como se não houvesse amanhã...), são estreadas. O avião para Dublin não se atrasou e depois de uma viagem de táxi com o motorista preferido da quinta, o Sr. Liam, cheguei são e salvo.

Sábado aproveitei para dormir mais do que é habitual e voltei a tomar banho na "master bathroom", entretanto já reparada. À tarde fui a Blanchardstown, com o meu colega Miguel, para ver onde podia comprar alguns bens essenciais para a "irish home", tais como: televisão, computador, utensílios de cozinha, roupa para a casa, cortinas/cortinados, estendais, tábuas de passar a ferro... Pelo caminho descubro a loja de desporto dos sonhos do meu cunhado e do meu irmão: vendem todas as camisolas de futebol de quase todos os clubes ingleses e europeus!!! E a preço de amigo!!! No Natal já não vai haver surpresas... A noite terminou ao som da 98 FM e na companhia do livro "A Filha do Pescador", de Nikki Pelegrino.

Domingo foi levantar cedo para ir a Navan, outra localidade do condado de Meath que fica a 10mn de Trim, onde também se pode encontrar um centro comercial!!! Mais dicas sobre onde comprar o quê, incluindo peixe fresco na única peixaria num raio de 50 km!!! Almocei com a família do Miguel, que simpaticamente me convidou para uma feijoada. Para digerir o repasto, aproveitámos a tarde para jogar um jogo de tabuleiro chamado "Pirate's Cove" com os filhos delel. Só para que fiquem a saber: ganhei. AHAHAH!
Hoje estou de regresso à quinta, depois de ter removido umas camadas valentes de gelo do meu bólide, logo pela manhã, quando ainda estavam 2º C!!! Mais uma semana se inicia na verde Irlanda, depois da mudança da hora. Não há troca de roupa de verão por roupa de inverno porque nestas paragens os armários são muito grandes e cabe lá a roupa toda!!! Nunca se sabe, nesta terra das quatro estações diárias, quando temos de ter uma t-shirt à mão!!! Mas umas castanhas assadas vinham mesmo a calhar...

Cheers!

5 comentários:

Nuno Valinhas disse...

Pronto, pronto!

Já me convenceste! :) tenho de ir à IrElanda ver essa loja!

Podemos escolher o kit? :)

beijinhos puto

Anónimo disse...

'tá mal, pá. tinha cá um pc novinho para ti :(

Telmo disse...

Puto,
podes escolher entre o kit branco ou verde, com calções e meias e tudo...
Bjs

Tanta,
Ainda não comprei nenhum pc aqui, e se conseguires vender o teu entretanto é muito bom!
Abraço

Nuno Valinhas disse...

Hum...

não dá para escolher só as shirts? :p é que meias e calções dispenso!

olha lá... porque é que o meu Podcast não faz parte da "música do blog"?

HEIN?! :)

bjs

Telmo disse...

Manda o link Puto!!!