sexta-feira, 16 de maio de 2008

Lusco fusco ou incerteza??

Para além da fantástica definição deste conceito algo estranho que os nossos Fedorentos exploraram, presenciar o dito é sui generis, principalmente se estiverem a tentar dominar uma bola que vos é passada a 20m de distância e só dão por ela quando está a centímetros do vosso nariz...
Tive a oportunidade de ver o lusco fusco nos últimos dois dias, e ontem dei por mim a pensar na semelhança que o lusco fusco tem com o estado de espírito com que ficamos depois de tomar uma decisão da qual não conseguimos prever o resultado, ou seja, incerteza.
Passo a explicar:
- no lusco fusco conseguimos distinguir as formas, as tonalidades, e temos também a nossa memória que nos ajuda a visualizar aquilo que se vai tornando menos perceptível devido ao escurecer do dia, até ficar mesmo indefinido para os nossos olhos,
- na incerteza, estamos perfeitamente cientes da decisão que tomámos, do seu potencial, das suas possíveis consequências a curto prazo, apelando à memória e ao conhecimento, mas não sabemos qual o resultado concreto da mesma, nem como tudo se irá desenrolar posteriormente.
Estes "5 - 7mn" do dia, são extrapolados para a nossa vida para períodos maiores, às vezes de meses... E se o primeiro caso é efémero, apesar de repetido continuamente durante 365 dias, o segundo é longo mas não é constante no decorrer da nossa existência.
Há também quem diga que é uma forma de nos obrigar a ultrapassar medos, obstáculos, barreiras e conquistar o desconhecido, ganhar desafios. Concordo.

Fica a reflexão. Ideias??

2 comentários:

rosarinho disse...

Gostei do teu post e das ideias que transmites. Acho que temos é que viver a vida comrrendo riscos, sim, mad controladamente, SEMPRE! Beijos grande sde alguém que gosta muito de ti,

Rita disse...

Ao fim de semana e meia consegui, com atenção, ler este teu post...CHIÇA! Foi boé complexo! Acho que percebi a ideia global mas não o pormenor...vê lá se não escreves tão compRicado...e sinto que ficaste de me explicar melhor por telefone o que se passou...fico a aguardar!