domingo, 25 de maio de 2008

Eurofestival da Parvoíce Musical!

Há coisas do diabo! Fez ontem 1 ano que fui jantar a casa dos Ventura e por acaso era noite do Eurofestival...e não é que ontem, por acaso tb foi? Lá cheguei eu perto das 20h30, quando já iam no ar 30 minutos de músicas...ou devo rectificar para "30 minutos de insulto intelectual à música"?
Primeiro, acabou aquela cena de toda a gente ter de cantar na sua língua oficial...já agora podiam mudar o nome para Festival só, já que o prefixo Euro é meramente uma decoração...até a Rússia ganha o concurso com uma música toda cantada em inglês, "Believe", que foi composta pelo Timbaland! De facto, já lá vai o tempo em que os EUA e a antiga URSS dividiam o mundo e ameaçavam-nos todos os dias com uma possível terceira Guerra Mundial...nada disso, agora somos todos amigos e o inglês é a nossa língua oficial.
Segundo, à excepção de países como Portugal, Polónia, UK ou Noruega, os outros 3 ou 4 países da Europa de Oeste ou Central e os 523 novos países da Europa de Leste (tenho que voltar a ter aulas de geografia porque não faço puto ideia onde é cada um, e ainda muito menos consigo reconhecer bandeiras ou capitais), optaram por 1 de 2 coisas: ou cantores retirados de um baú onde o fato de treino das 3 riscas da Adidas está na moda mas cheira a mofo e um cenário, vá lá,...ridículo ou então cantoras clones de Beyoncé ou Leona Lewis, extremamente típicas do seu país, EUA, e com vestidos que tapariam a Barbie orginial até aos joelhos.
Terceiro, os 8, 10 e 12 pontos vão sempre para os países amigos...ora adivinhem quem ganha sempre...Muito bem! Quem estiver situado geograficamente da Itália para a direita...é um suspense do caraças, saber se a Arménia vai dar os 10 pontos ao Azerbeijão ou à Georgia, ou se os 12 pontos da Letónia vão para a Lituânia ou Ucrânia...É tão certo como a França e Espanha votarem em Portugal e vice versa. Emoção ao rubro!
Resumindo, para alguém que aprecia tanto música como eu, que sente que através da música se aprende imenso sobre a cultura de cada país...fiquei altamente decepcionada com aquilo tudo mas muito orgulhosa com a nossa participação. Musica bem portuguesa, sentida, muito bem interpretada, com excelentes vozes que relegavam para 14º plano o facto da nossa Vânia ser mais parecida com a bruxa da Pequena Sereia do que com uma Beyoncé de aspecto, mas que encosta esta última para bem longe na tabela. Por isso, viva a autencidade e o respeito pela música! Abaixo o lixo musical que invadiu o velhinho Eurofestival da Canção, que já devia ter juízo e dar-se ao respeito!
Até amanhã!

P.S: deixo-vos aqui links para algumas das maiores parvoíces ou americanices de que vos falei... Confesso que não percebo porque é que não passou à final o perú cantor da Irlanda. Parvo, por parvo, não destoava nada.
Espanha, Irlanda (que não passou à final), Letónia, Azerbeijão, Grécia, Ucrânia, e tantos outros que podem procurar no youtube

1 comentário:

Unknown disse...

Querida amiga,
confesso que a tua consternação também é minha! Mas não posso deixar de reclamar que nem tudo foi mau nessa noite. Aliás o paté de atum, o Chilli, e o crumble de maçã, a completar com o maravilhosos chutney que trouxeste estavam maravilhosos, mas sobretudo a boa disposição com que ficamos a ver o Festival, ou whatever that was. Vamos lá ver onde é que estaremos no próximo ano para vermos o mesmo!
beijinhos, Marta Ventura.