quinta-feira, 15 de maio de 2008

Leçon d'histoire

Ontem tinha uma reunião marcada com os meus senhorios, por volta das 18h00, para não lhes atrapalhar a hora do jantar (que normalmente é às 19h00...). Tínhamos que corrigir o "état des lieux" do qual já vos tinha falado, o que fizemos com relativa rapidez. Como não queria incomodar mais, até porque tinha uma futebolada à minha espera, ia-me despedir educadamente quando o senhorio se lembrou de me mostrar a sua colecção de máquinas fotográficas e respectivo laboratório de revelação.
Eu, ingénuo, aceitei porque eram só 20mn e estava despachado.
Pois bem, enganei-me redondamente!!!! A colecção, que começou a ser construída à cerca de 10 anos (o meu senhorio tem 70 anos), é composta por aparelhos fotográficos que datam desde 1925 até 1950. A maior parte da marca Leica, e todos funcionam!!!! Alguns têm flashes completamente originais!!!! Foi impressionante... Ao ponto de ter visto um modelo mais recente (1980) adquirido numa feira de rua ("brocante") por 20€, com objectiva, saco e tudo e tudo... Todos os aparelhos são analógicos. Ele recusa-se a trabalhar com máquinas digitais, mas como acabou de se ligar à internet (ontem explicava-me que ainda não sabia como mandar um e-mail a um amigo, mas que estava a aprender num curso de informático na "commune") é um tirinho até descobrir o que os programas tipo PhotoShop podem fazer com as fotografias digitais. Só aqui perdemos 30mn...
Subimos depois para o laboratório... A meio das explicações minuciosas sobre desenrolar o filme, lavar, banho revelador, banho fixador, bobines, filtros, temperatura da água tive de interrompê-lo porque só tinha 5mn para me encontrar com o resto da malta que também ia jogar... e ainda estava de fato e gravata!!!!!
Ficou prometido a segunda parte da explicação, talvez com uma experiência in loco de revelação, para outro dia. Lá saí disparado de casa destes meus simpáticos senhorios, ainda a meio de um "obrigado" pelo convite que me fizeram para beber um copo...

Ontem também foi o dia de anos da minha avó. Fez, salvo o erro, 79 anos. Grande jantarada familiar ontem para a comemoração de mais uma volta ao sol da avó "Arley". PARABÉNS!!!

Au revoir!

Sem comentários: