quinta-feira, 13 de março de 2008

Sábado Lusitano

Estar longe da cara-metade, da família e dos amigos (o Scott está incluído na "família" e nos "amigos") até pode parecer cliché, mas é difícil.

São as saudades dos almoços, dos jantares, das saídas, das férias... enfim, de uma série de acontecimentos que preenchem as nossas vidas e nos deixam com uma sensação de pertença a algo que não sabemos bem explicar mas que nos deixa tranquilos e felizes.

É óbvio que a única maneira de isso acontecer aqui era se vocês todos se mudassem para cá. Não? Agora não dá jeito é? Pois... Está bem.

A ajudar à festa, morar em Gent (60km de Bruxelas) também não facilita muito... Mas lá consegui arranjar maneira.

Com a desculpa de que tenho de ir jogar à bola das 12h00 às 13h00 ao sábado, arranco a peidola da cama cedinho. Pequeno almoço no bucho, preparo o saco para sair e enfrentar uma hora de caminho até ao "Centre Sportif de la Forêt des Soignes". Uma hora de futsal rasgadinho e depois duche rápido porque a fome aperta.

Antes do almoço, passagem obrigatória na "Patisserie Garcia" para adquirir os melhores pastéis de nata a seguir aos de Belém. Isto é verdade e podem perguntar à Rita!!! Também temos travesseiros, queijadas, rissóis, croquetes, pastéis de bacalhau, pão saloio, broa de milho... Um regalo para os meus olhos esfomeados!!!!

Já tonto do cheiro da pastelaria e da fome que tenho, procuro no bairro de Ixelles (ou Elsene como dizem os "flamans") o restaurante/snack-bar/tasca tuga que melhor respeita as exigências do meu estômago-já-colado-às-costas naquela altura.
As opções são variadas:
- o "Café Régua" (verdadeira tasca onde o cheiro a cerveja logo à entrada nos põe meio grogues), que a Rita, o meu irmão e o Tanger tão bem conhecem, serve-nos umas bifanas com queijo em pão de baguete, mostarda e umas minis Sagres ou Super-Bock, ou para os mais saudosos os Sumóis de laranja e ananás. Delícia!!!;
- o "Café Paulino", já mais a puxar para o "restaurant", apresenta um menu mais elaborado onde o peixe grelhado faz sucesso. Dourada e Robalo são as estrelas da companhia, e vêm acompanhados de salada de tomate, cebola e alface e... batatas fritas!!!;
- o "Café Portugal", facilmente reconhecível pelas suas cores exteriores, tem uns bitoques excelentes e em dias de jogo da selecção montam uma barraca na rua onde vendem imperial e merchandising de tudo o que é clube português;
- "O Elvas", restaurante alentejano, mais moderno, onde o bife à Portuguesa, a carne de porco à alentejana e o arroz de pato são sempre escolhas acertadas;
- o "Le Roi du Poulet", primeiro restaurante português que conheci em Bruxelas graças ao Tanta, reabriu finalmente este ano, de cara lavada, mas com a mesma família na gerência e ainda bem!!! Aqui a especialidade é, como não podia deixar de ser, o "poulet grillé", com batatas fritas às rodelas e uma salada à algarvia. Rematem com uma fatia de torta de laranja e estão arrumados.

Todos estes estabelecimentos providenciam aos seus clientes, em generosos écrans gigantes, o nosso futebol!!!! É verdade!! Não há jogo da 1ª Liga, da Champions, da Uefa, da Taça de Portugal, da Taça da Liga, da Selecção ou amigável que não passe nestes santuários da bola!!!

Adivinhem lá onde é que vou ver o Euro 2008???? Pois é!!!! Em casa se já tiver TVCabo!!!!! Logo se vê, mas a emoção de ver Portugal com mais pessoal tuga num café quintuplica quando se está fora do país... Só mesmo passando pela experiência.

Bom, com tanta escolha disponível acabámos (o Tanger também veio) por ir almoçar ao "Le Roi du Poulet". Comprimentei o filho do dono (que também é dono) que se lembrava de mim e elogiei logo o espaço renovado. Resposta pronta na língua: "Eu queria abrir uma casa de putas, mas o meu pai não deixou!!!" Gargalhada geral. Escolhemos Rojões, após uma entrada de pastéis de bacalhau, regados com imperiais e no fim umas fatias de torta de laranja.

Prometemos voltar e fomos em direcção aos muitos mini-mercados de bairro que existem por aquelas paragens. A maioria portugueses. É engraçado como, quando se está fora do país por mais tempo, um pacote de "Nestum Mel", uma lata de feijão frade, um pacote de sumo "Compal", uns rebuçados do "Doutor Bayard" e uns queijos saloios "Serra da Vila" nos parecem autênticas relíquias, de valor incalculável...

Regressámos a Gent com o sentimento de que estivémos mais perto da "nossa casa", que é onde vocês estão todos...

Até à próxima!

P.S.: Como o meu Benfica desiludiu, hoje torço pelo Sporting. Se o meu Benfica tivesse passado a eliminatória... hoje torcia na mesma pelo Sporting (Mão direita e pé direito babe!)

Sem comentários: