sábado, 22 de março de 2008

Correr na Praia é como...

Depois da festa de aniversário de ontem, acabou por não haver noitada, sobretudo porque o meu companheiro de borga vinha ainda de uma directa da noite anterior, da festa de arromba que organizou com os amigos na Costa para entrar nos 20 como manda a lei: com uma taxa de alcóol acima dos 2...
Significa isto que hoje de manhã acordei fresca para cumprir a minha segunda corrida na Meia Praia, antes de almoço. O meu entusiasmo e os excessos de ontem fizeram com que o Tio Nuno me acompanhasse (a um ritmo bem mais acelerado que o meu, é certo) e que a minha querida Tia São, que é bastante amiga do desporto...de sofá, vestisse o seu fato de treino e nos acompanhasse sempre com o seu espírito comunitário: foi andar na praia para apanhar o lixo que encontrava à beira mar...
Fiz uma selecção de 15 músicas para a playlist "on the go" do meu ipod e lá comecei uma hora bem saudável. Ora com o cenário "música, mar e sem telemóvel" montado, estava tudo pronto para começar o espectáculo "a mente deambulante da Rita". E hoje debrucei-me sobre o facto de correr ser tão parecido com algumas particularidades simples da vida. Passo a explicar.
Quando olhei para o relógio à beira mar faltavam 6 kms e 60 minutos para chegar à meta a que me tinha proposto...eram 11h18. Arranquei e já estava um pouco cansada quando começou a segunda música da minha selecção. Logo aí pensei "falta ainda imenso tempo e kms...mas porque é que não fiquei no sofá? Tenho cada ideia, de vez em quando...". Claro que 2 segundos depois, eu mesma arranjei a resposta para a Rita preguisoça que se estava a apoderar de mim. Lembrei-me de como sinto sempre tão bem quando chego a casa e tomo banho depois da corrida, de como sou responsável por cuidar da minha saúde, de como tenho sorte por estar junto a esta praia maravilhosa no meu país (este tema é de facto um tema muito sensível, dado que praia na Bélgica é coisa que na realidade escasseia), de como fico mais firme sempre que corro e que por isso gosto mais de olhar para mim, de como a energia do sol me carrega as baterias...O que é certo é que com isto, já ia quase a meio da playlist e cheguei a metade do percurso, ou seja, ao pontão, altura em que já estava em plena actividade física e perfeitamente segura de que sou uma pessoa cheia de bom senso.
Foi aqui que pensei que efectivamente o marcar de objectivos na vida, como na corrida, é ultra relevante! Quando comecei, custou-me imaginar que faltava imenso, mas quando entrei em velocidade cruzeiro, já nem me apetecia parar...ora é importante controlar a minha evolução para conseguir realmente fazer progressos. Não vale a pena correr que nem uma maluca num dia, para no dia a seguir não aguentar com uma gata pelo rabo ou desistir na próxima semana por estar ainda dorida...é como na vida...aliás, se não souber para onde quero ir, como é que vou saber que lá cheguei (é uma frase bonita, eu sei, mas não é minha...)?
Fico por aqui...vou entrar em estágio para mais uma exibição do meu querido Sporting, que ultimamente corre sem parar mas não sabe muito bem para onde vai...é para onde calha...conforme o vento...Bora lá! Vamos para 2 conquistas de estreias esta noite: ganhar a primeira taça da liga e consequentemente ganhar pela primeira vez ao Setúbal esta época...Somos os maiores!
Até amanhã!

P.S: para os mais atentos...o João trouxe 2 sacos de viagem...1 com as coisas da Costa (por isso não conta), mas outro para passar cá 2 dias...afinal o excesso de bagagem...é de família...

Sem comentários: