domingo, 19 de abril de 2009

Ho Chi Minh City, Viet Nam

12h30 depois de ter iniciado a viagem, cheguei ao quente e húmido clima do Viet Nam. Estão uns 35ºC e 80 e tal % de humidade. Estas viagens de avião dão cabo de uma pessoa porque não se consegue descansar como deve de ser, mesmo que se venha em "Business Class". Vim com o meu colega Miguel, que teve de reclamar com a Air France porque o seu televisor não deu sinal de vida logo desde o príncipio, enquanto que os outros três membros da equipa vieram em vôos separados. Eu tive mais sorte e pude ver o filme "Marley & Me". Fiquei, claro, com imensas saudades do meu cão e de vontade de o ter ao pé de mim... Depois da paragem técnica em Bangkok (40mn para sair do avião, andar 50m, subir uma escada, voltar atrás 50m, passar pela segurança e finalmente voltar a descer para o sítio de onde tínhamos saído) o televisor do Miguel já trabalhava (não mudámos de avião, por isso deu para verificar...) e eu aterrei no meu lugar para só acordar quando já estávamos a descer para o destino final.
Ficamos por uma noite num hotel no centro da cidade - Hotel Caravelle, em frente à ópera, num ambiente parecido com o da India: milhares de motas, uso frequente, repetido e contínuo da buzina, imensa gente... Parece no entanto ter uma ar mais limpo e um pouquinho mais evoluido.
Aproveitei as horas antes do jantar para preparar a minha primeira reunião inicial enquanto "lead inspector" de uma missão. Para já consegui ter a equipa toda cá a tempo, o que já é positivo. Amanhã é outro dia e vai ser assim até ao fim da missão.
Fomos convidados para um jantar de boas vindas, onde tivemos direito a ostras, ameijoas, "spring rolls" de salsicha, vieiras, sashimi, camarão, sapateira, sopa de arroz com peixe, fruta e chá. Já deu para perceber que os "vietmanitas" gostam de conviver, beber e falar muito!!!
Ficam aqui umas fotos da janela do meu quarto à chegada e um pouco mais tarde quando o céu escureceu de repente e era só relâmpagos por todo o lado...
Já tomei o medicamento para a malária - só tenho de tomar mais 19 comprimidos - e vou deixar tudo preparado para amanhã antes de ir tentar dormir... Não sei se o jet lag me vai fazer acordar a meio da noite!!! E amanhã começamos às 08h45... 02h45 de Lisboa!!
Lembrei-me agora mesmo de duas curiosidades:
- os vietnamitas entregam-nos qualquer tipo de objecto sempre segurando-o com ambas as mãos e fazem uma pequena vénia ao mesmo tempo,
- o vietnamita foi inventado por um português, de seu nome Alexandre Roque, monge franciscano, que depois de ter estudado os caractéres chineses que os vietnamitas usaram durante todo o tempo em que estiveram sob ocupação, introduziu o alfabeto latino, criando uma mistura de letras e caractéres que deu origem ao vietnamita... E esta, ahn? Nem sei se é verdade, mas tem a sua piada acreditar!!
Bom resto de domingo!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tinha que ser um português a inventar alguma coisa no fim do mundo. Beijinhos e boa sorte para a missão. Tia Nita