sexta-feira, 24 de abril de 2009

Ho Chi Minh City - Part III

Muito bom o banho!!! Pior foi desinfectar os cortes, que afinal são 4 e não 2 como achei hoje de manhã... Mas vamos lá às aventuras do dia.
Começámos pelas 07h00 e fomos até a uma zona de produção de moluscos bivalves vivos (leia-se zona costeira onde umas centenas de vietnamitas apanham ameijoas...). Como nos quiseram levar mesmo ao sítio onde decorria a apanha, arranjaram-nos uns chápeus típicos de palha, aqueles em forma de cone, e aconselharam-nos a tirar os sapatos... Se eu soubesse o que se ia passar a seguir tinha era posto um fato de banho e umas sandálias de borracha, tipo Crocs... Toca de enrolar as calças de ganga até ao joelhos e... directamente para a lama!!! Uma lama que escorria pelos dedos dos pés acima e que nos enterrava os pés até aos tornozelos... Depois uma água lamacenta quente... Mais tarde areia castanha, onde estavam alguns apanhadores...Uns metros mais à frente um barco, como que náufrago porque a maré ainda estava a subir, onde todas as ameijoas eram pesadas... Ficámos pouco tempo porque nos aconselharam a regressar rapidamente porque a maré sobe muito depressa. Pois sobe... Sobe tanto que estive com água até meio das pernas e muitas vezes sem perceber o que estava a pisar (há fotos!). Numa das travessias pus o pé em cima de algo mais afiado e foi aí que me cortei... Boa!!! Cortei-me num sítio onde grassam todo o tipo de parasitas, vírus e bactérias a que nós europeus não estamos nada habituados nem protegidos contra. Lembro-me que tenho as vacinas todas em dia e que talvez ainda me safe. Tentar desinfectar a ferida depois também foi engraçado. Foram comprar água oxigenada e uns pensos rápidos e queriam levar-me ao hospital... Hilariante porque me diziam isto em vietnamita como se eu percebesse tudo!!
Enfim, lá continuámos a reunião, encharcados, enlameados e suados. Sim, estava calor, como todos os dias tem estado!
Ao almoço, a minha colega inglesa começa a descrever o que me poderia acontecer caso ficasse infectado com algum bicharoco microscópico... Posso dizer-vos que a conversa deambulou entre septicémia generalizada, gangrenas, amputações, hemorragias... Mas ainda aqui estou. Cansado, mas estou.
À tarde visitámos mais um estabelecimento, na mesma linda figura emporcalhada, e depois só queríamos regressar ao hotel para um bom banho, uma boa cama e internet para contar estas aventuras todas.
Amanhã é dia de descontracção. De manhã vamos tentar visitar os sítios mais conhecidos desta cidade e à tarde todos têm ordem de soltura dada por mim... Isto de ser lead até tem a sua piada. Passam a vida a perguntar-me o que quero fazer, para onde vamos, se estou bem, se preciso de alguma coisa... Mas acarreta bastante responsabilidade.
Até amanhã!

1 comentário:

Anónimo disse...

tinhas de ficar com uma marca de chefe no pé. Espero que cures depressa e voltes sem mais maleitas. beijinhos e força aí. Tia Nita