domingo, 29 de junho de 2008

3 grandes momentos de Paz com 3 grandes Mulheres!

Ontem, primeiro fim de semana oficial sózinha em casa, tive 3 momentos de grande paz e equilibrio que me fizeram muito bem e feliz.
A manhã começou com um raro momento de mãe e filha que se prolongou até meio da tarde: fomos as 2 às compras de tudo o que precisava agora nesta minha condição de "meia aleijadinha temporária". Passámos uma boa parte do dia juntas o que efectivamente nuna fomos de fazer muito. A mãezinha dirá que é porque eu sempre fui muito arisca e independente, eu direi que é porque passo muito essa imagem e que às vezes não é bem verdade. Seja como for, gostei muito de escolher o chapéu para me proteger a minha cabeça ferida, de me "zangar" com a mãezinha por estar a comprar uma nova promoção de Martini Rosso com um saco no Pão de Açucar quando eu tenho um saco daqueles para lhe oferecer e tenho Martini mais que água em casa, de almoçar com a mãe e com o Zé no novo japonês do Amoreiras Plaza, e de no final do nosso dia juntas ter contribuido com um novo cocktail de Martini Rosato para os pombinhos da Conde das Antas.
Depois, vieram umas 2 horinhas em casa com a Lurdes a virar um brinquinho a minha casa e a minha roupa e depois chegou a sogrinha, sempre com a sua genica e vida agitada, cuja energia parece ser um compromisso que ela fechou há muito tempo com ela própria. É engraçado como somos pessoas tão distintas e eu sempre vivi com a sensação que eu nunca seria a nora que ela escolheria, se pudesse, para o seu grande Telmo...se calhar, no fundo, os corações de mãe têm sempre razão...mas a verdade, é que até agora pelo menos durante quase 13 anos tem sido assim. E se houve sensação que fui perdendo e que desde há 2, 3 anos perdi por completo mesmo foi essa...acho que agora, com todas as nossas diferenças, ela aprendeu a gostar mais de mim, e eu admiro-a sempre muito, sobretudo pela sua capacidade tão genuína de ajudar e de a pouco e pouco estar a assumir a função de iman da família, tal como o avô e avó foram durante muito tempo. É mesmo uma grande Mulher, difícil de dobrar...
Por fim, já estava eu na festinha de anos da Rita, em casa dos tios Nita e Mário e rodeada da minha família emprestada Valinhas, sem o elo que me fez entrar nela, o Telmo, e telefona a Paula...simplesmente a minha grande, a minha melhor amiga Paula...conhecem aquelas pessoas com quem falamos 1 vez por ano, que moram no caso a 300 kms de nós e que no dia em que acontecer qualquer problema é sem dúvida o meu porto de abrigo? Aquela pessoa que nos conhece de frente para trás, que aceita todos os nossos lados negros sem nos julgar e que procura sempre ajudar-me a descobrir o caminho, sem pôr panos quentes quando o futuro vai doer? É ela! E vai ser mamãe outra vez! Fiquei com o coração cheio!
Por isso, ontem, tive um dia repleto de forte rodeada por 3 Mulheres muito importantes para mim, com laços bem diferentes, com realidades bem diferentes, com histórias bem diferentes mas que me fazem muita falta...Obrigado às 3!

1 comentário:

rosarinho disse...

Para além de sentir o gosto da nossa manhã a duas, adorei ser pombinha da Conde das Antas!