terça-feira, 19 de agosto de 2008

Plage à la belge

No feriado passado fui à costa belga.
O tempo estava a prometer sol e calor e decidi arriscar. A verdade é que já tinha decidido ir, mesmo se chovesse, só para sair de Bruxelas.
Parece que toda a gente teve a mesma ideia que eu e um caminho que demora quase uma hora a percorrer demorou duas... Enfim, como disse, estava sol e calor e bastava.
O nome da cidade que visitei é Blankenberge. Fica na costa mais para norte, perto de Knokke, outra grande estância balnear deste país solarengo!!
Visitei o Sea Life Center e vi os habituais aquários com toda a espècie de peixes e afins diferentes, focas, pinguins e lontras. Ah! E uma tartaruga...
Depois fui ver o Festival de esculpturas na areia. Simplesmente espectacular!!! Pensar que demoraram 5 semanas a construir tudo... É muito virado para os mais pequenos, mas vale a pena a visita. Quem é que não fez castelos de areia na praia??? Vejam as fotos e depois comentem...
Aproveitei depois para ir à praia. Sim, leram bem, à praia. Atravesso umas dunas naturais, bem protegidas, onde os banhistas podem escolher um pequeno rectângulo da duna, protegido por umas sebes em arbustos, para apanharem sol. Desvantagem: ficam a 100m da água do mar...
Depois passeei no "Blankenberge Pier", que em português deve dar qualquer coisa como "molhe de Blankenberge". Dizem que é um dos poucos molhes históricos da Europa... É engraçado, e chega. Mais típico foi ver a praia que fica mesmo à frente da linha de prédios-torre... Os belgas, tal como nalgumas praias portuguesas, cultivam a utilização da "barraca de praia", mas dão-lhe outra estética, muito mais singular: são de madeira, com fechadura, portas que abrem para os dois lados e algumas parecem autênticas casas!!! Quanto às concessões, todas têm nomes tipo "Jeffrey", "Sophie", "Mathias", "Olivier et Matilde" pintados em cores berrantes em postes de madeira plantados na praia e nas escadas de acesso às mesmas... Podemos alugar uma espreguiçadeira ao dia, semana ou mês, mas temos direito a ping-pong, massagens, bebidas, duches de água doce!!
Fui ver um filme, bem melhor que o que a Rita e o Mariz foram ver pelos vistos, que valeu pela representação do Heath Ledger como "JOKER". Simplesmente brilhante!! Mas três horas sozinho num cinema quase vazio é deprimente... Felizmente houve intervalo, sempre deu para incomodar a Rita!!!

Até breve!

2 comentários:

Anónimo disse...

também já vi o batman e dá uns 493 a 0 ao procurado. não sou fã da série mas o Ledger estava de facto incrivel no papel de Joker.
Mariz

Anónimo disse...

Blankkenberg, estância???? Só mesmo para turista. Toda a gente de cá sabe que Blankkenberg é para a parolada mesmo!!!!