segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Envelhecer

Ao passar um dia perfeito de praia hoje, dei conta ao observar o pessoal de que tenho medo de envelhecer...mas vamos ao início para perceberem melhor.

Acordámos com um dia idílico, quente, céu azul e o mar de ontem revoltado, parecia uma piscina gigante. Decidimos ir para a praia da Baía de Saint Jean de Luz...apanhámos algum trânsito, mas a praia prometida valia o esforço...Acho que nunca tive tão pouco tempo numa praia (talvez o mesmo que quando cheguei à praia pública de Atenas em que nem nos sentámos, altura em que senti que pagar para ir à praia era algo que sempre tinha feito sentido na minha cabeça)...estava uma ventania tal que era impossível falar sem ficar com a boca cheia de areia. Arrepiámos caminho, meio chateados, a pensar se teríamos sorte em deslocarmo-nos outra vez para este lado, e chegar à praia antes de Biarritz, a Ilbarritz, que tinhamos visto ontem...melhor opção da nossa vida...simplesmente brutal. Água quente, ondas qb, pouco pessoal, um bom restaurante,....abancámos era meio-dia e quinze.

É aqui que começa a minha reflexão...para já, quem quiser encontrar o amor, por aqui, parece ser coisa fácil, porque casais há em tanta quantidade como grupos de raparigas, mulheres, avós, gajos,... Depois tomamos todos banho uns em cima dos outros, o que é óptimo para meter conversa entre uma onda e outra. Isto porque embora a praia tenha um areal enorme, os salva vidas colocam 2 bandeiras azuis e só entre elas é que é permitido tomar banho. É verdade que o mar é muito batido e tem rochas, mas a vontade dos senhores levantarem o rabo da cadeira também deixa muito a desejar. Mas buzinar e esbracejar já é tarefa que dominam.

Enfim, depois de um almoço bom com salada La Plancha ( e não La Planche, como o simpático empregado do restaurante fez questão de me corrigir...acho bem, desde 1988 que andam a querer marcar o nome do restaurante para ser conhecido, e chego eu e peço uma salada "la Planche"...La Plancha...se faz favor) e umas gambas grelhadas, fomos dar um passeio à beira mar. Estávamos a andar a bom ritmo quando o Telmo diz "a seguir ao sinal voltamos para trás até porque ali é zona de naturistas"..."Onde?", pergunto eu...ao que ele simapticamente responde "tu vês mesmo mal, não vês?"...Confere. Como é que eu não detectei o pessoal nu com tudo abana tudo areja?! Voltámos para trás, que naturismos não é para nós.

Mas se pensam que era só ali, naquela zona, que o pessoal não tinha pudor...desenganem-se. Há mais mulheres a fazer top less do que as não fazem (sei bem quem é que se iria sentir como peixinho na água aqui...sei, sei). Mas isso é o menos: deitadinha na minha toalha, uma senhora com idade para ser minha avó, mostrou-me a "lóló" enquanto mudava de fato de banho, isto depois de ter estado com os seus peitos secos e caídos, qual passas, ao sol durante toda a tarde...e foi aqui que pensei: quando é que deixamos de ser sexys? quando é que a nossa pele passa a enrugar e fica toda caída? Como é que nos preparamos para isso? Fiquei algo cabisbaixa ao pensar sobre isso e por perceber que já não deve faltar assim tanto para lá chegar e perder algumas das qualidades físicas que me reconheço...ficará o espírito que também é retorcidinho...e por isso pus-me a tirar fotografias a mim própria para captar o meu espírito jovem e tentar eternizá-lo, aqui...










Mas para que não me sentisse tão egocêntrica, nem os meus fieís leitores achem que sou demasiado egoísta, fartei-me de tentar eternizar também o Telmo...aqui fica uma amostra para mais tarde recordar, até porque isto de pele caída e pessoal pouco sexy, não acontece só com as "damas"...




2 comentários:

Filipe disse...

Este post é de antologia! :D

O Telmo pode tirar as férias que quiser do FutLOL enquanto vocês nos brindarem com posts destes.

Divirtam-se

Gonçalo Plaza disse...

Vocês reclamam, vocês criticam, vocês chamam nomes aos empregados de mesa que vos corrigem, mas o que é facto é que estão aí na praia, no "estrangeiro", a falar francês, longe das preocupações...

Outros mantêm-se aqui, na cidade, a aguentar o barco, a manter a economia nacional em funcionamento.

Que grande injustiça...

Boas férias!!!!!!!!!!!11