quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Chuva

Se há coisa que me deixa fora de mim nas férias é a chuva...Detesto estar num sítio cheio de praias e estar um tempo de cão lá fora. Se não tinha tido ainda razão de queixa (afinal de contas desde Domingo até Quarta, fomos todos os dias apanhar sol), hoje apresento aqui a minha queixa oficial...com chuva, não vale. É porque com chuva nem dá para andar a passear como deve ser. Com chuva, vemo-nos obrigados a arranjar à força um programa para nos ocupar. Com chuva, fico chata e saudosista. Com chuva, tenho vontade de me afundar no meu sofá e de mergulhar nos pensamentos mais profundos. Mas enfim, lá tentámos, e fomos à descoberta.

Decidimos visitar Hendaye, que fica mesmo em cima da fronteira, e depois Donostia-San Sebastian....mas lá está, com chuva, foi tarefa bem difícil.

Ainda antes de almoço, demos uma de turistas bem informados, e fomos dar a um Castelo, Chatêau D'Abadie, de um tal senhor Antoine D'Abadie, que tinha um observatório brutal e era fanático pela Etiópia. O castelo tinha sido totalmente renovado nos últimos 10 anos e desde há 1 ano que estava pronto...bem interessante e com uma decoração inspirada na India e no mundo árabe bem catita. Estivemos num quarto, Chambre de L'empereur, que tinha sido construida exclusivamente para o Napoléon Bonaparte quando visitasse o Castelo...mas ele nunca chegou a vir. Portanto, hoje olhei para uma cama que teria sido para Bonaparte, mas não foi...até nessa altura a vida já tinha desencontros. Para além do interior cheio de bom gosto, a localização é algo de estrondoso, com uma vista sobre o mar e Hendaye de cortar a respiração por dois motivos: linda mesmo em dia de temporal e cansativa se tiverem que ir a correr para o carro para se abrigarem do vendaval que acabava de se instalar. Fica a ligeira reportagem:












Uma boa forma de passar algum tempo sem nos preocuparmos com o que vamos fazer a seguir, é comer...com isto, chegámos à hora de almoço e às praias de Hendaye.Com o vendaval persistente, não deu para escolher e entrámos no primeiro restaurante que não nos pareceu mal...e não nos enganámos. Ainda pensei a seguir ao almoço em passear ao longo do calçadão, mas...adivinhem...estava a chover. Partimos então em direcção de San Sebastien, com um trânsito incrível na fronteira, pela estrada nacional. Aparentemente, deve ser algum local onde as bebidas espirituosas estão livres de impostos, porque a azafama em torno das 36 liquor stores era brutal. Em San Sebastien, demorámos um pouco até que o Telmo conseguisse acertar com a entrada de um parque de estacionamento que lhe agradasse, mas lá conseguiu. Chovia como ó caraças, mas lá fomos. Ganhei nesta curta estadia um lenço bem giro para me tapar do frio e um pijama fofinho do MM, Mickey Mouse... coisas de menina mimada que ainda tenho dentro de mim. Passeámos pelas ruas de San Sebastian, e quando chegámos à praia (definitivamente, nós temos um problema e uma fixação...praias) descobrimos uns malucos a tomar banho como se fosse um alegre dia de sol.
San Sebastian é bonito, mas definitivamente, fiquei muito mais adepta do turismo em França. Talvez seja porque domino melhor a língua, ou porque conheço a história francesa, mas os Espanhóis são genericamente bimbos, histéricos, muito menos virados para o turista estrangeiro e muito menos simpáticos. Ouvir um espanhol a discutir enerva-me, enquanto que acho sempre que em francês tudo fica mais suave. Aliás, acho muito mais delicioso le Pays Basque que o País Vasco. Por isso, prochain destin: Nice, Cannes, Monaco, Corse...deve ser de morrer. Outro pormenor: ao fim de 6 dias aqui, não aguento mais sequer pensar em foie gras, chouriço, fromage de brie...só o cheiro já me põe doente...por isso, decidimos ir ao mercado tradicional de San Sebastien comprar um jantar bem vegetariano, para variar: lasanha de legumes, salada e fruta...porreiro, não tivesse sido esta a lasanha mais cara da minha vida e nem carne tinha...mas tudo bem, foi no mercado tradicional e por uma boa causa...saúde e equilíbrio alimentar.

Para amanhã, mais pluie et ourages por todo o país...acho que vou ter pesadelos hoje com o stress de descobrir o que vamos fazer amanhã...mas já tenho uma vaga ideia a discutir com o meu parceiro de viagem.

Definitivamente, sou mimada e detesto chuva em terras de praia...fico cinzenta.

Sem comentários: