sábado, 2 de maio de 2009

"The End" ou "O post mais longo deste blog até agora..."

Já não dou notícias desde terça-feira, 28... Que vergonha!! Mas também não parece que vos tenha feito muita falta, porque os comentários têm sido muito poucos, não fosse a minha tia Nita ou a Rita...
Quarta-feira, 29 de Abril:
O dia foi totalmente passado a trabalhar no documento que tinha que apresentar no dia seguinte, na "final meeting". Tendo a parte das visitas e viagens chegado ao fim, foi tempo de resumir tudo e tirar algumas conclusões preliminares para apresentar aos nossos colegas vietnamitas. Até às 17h00, toda a equipa esteve reunida no meu quarto para finalizar os achados da missão. Fizemos uma pequena pausa até às 19h00, e aproveitámos o "happy hour" do "signature lounge" para nos abastecermos de energia, no meu caso leia-se "muito sushi"!!! Depois foi redigir até às 5 da manhã a apresentação de 17 páginas em inglês, mas desta vez sozinho.
Quinta-feira, 30 de Abril:
Último dia da estadia no Vietnam. Ainda estivemos reunidos até às13h00 para finalizar a apresentação, limpar as "gorduras" e melhorar uns pormenores. Trocar de roupa em 15mn e às 13h30 já estávamos na sala de reuniões. Duas horas a apresentar, sempre em inglês, com a ajuda de uma colega que lá ia traduzindo para os outros. No fim, espaço para discussão e comentários. Posso dizer que fiquei contente com o resultado final desta minha primeira missão como "lead inspector". Primeiro, porque trabalhei com colegas que souberam dar-me a ajuda necessária para cumprir os objectivos da missão, tornando o meu trabalho menos complicado. Segundo, porque, apesar do itinerário pesado, conseguimos reunir informação representativa do país que visitámos e da sua organização. Terceiro, porque do outro lado, os colegas vietnamitas colaboraram muito, facilitando o resultado final da missão. Após a reunião, fomos a correr para o hotel, trocar novamente de roupa, fazer as malas, arrumar as lembranças que nos deram (Puto, queres o nº 7 ou 9 nas costas?), e ala para o aeroporto porque o vôo era às 19h50.
Já no aeroporto, a sentir a adrenalina a deixar de fazer efeito, quando estou a fazer o check-in, uma senhora no balcão ao lado aborda-me e pergunta-me se também vou para Dublin. Respondo que sim e ela pergunta-me se me pode seguir porque tem medo de se perder... A senhora chama-se Emily O'Brien, tem cerca de 60 e tal anos, e é de Dublin. Veio para o Vietnam com o objectivo de fazer voluntariado numa associação que ajuda crianças orfãs e desfavorecidas. Tinha programado ficar 6 semanas, mas não aguentou e só ficou duas. Valia-lhe, como nos disse, o facto de poder ir à igreja todos os finais de dia para se encontrar com Deus. Pelo meio da conversa, e já depois de saber as nossas nacionalidades, diz que quando me viu e ouviu no check-in achou que eu era irlandês... Pelo sotaque e fisionomia!!! Olha agora, querem ver...
Já no avião, meio vazio porque ainda íamos parar em Bangkok, certifico-me que ela está bem instalada e digo-lhe que esperamos por ela em Paris, amanhã, quando aterrármos. Responde-me com um sorriso e um obrigado. Até Bangkok, fui a jogar às cartas com o Miguel e a viagem passou num instante. Durante a paragem, ficámos no avião, trocámos de tripulação, a quem desejámos as boas vindas a bordo!! Riram-se imenso claro, porque nunca ninguém lhes diz isto...
O Miguel voltou para o seu lugar e ao meu lado instalou-se uma jovem que se parecia muito com a nossa ex-colega Ana Gonçalves... É que se parecia mesmo muito!!! Vi o filme "Valkyrie" e ainda tentei, sem sucesso, ver o "Frost vs. Nixon". O sono conquistou-me... Acordei mesmo a tempo do pequeno-almoço!!
Sexta-feira, 01 de Maio:
Dia do trabalhador, de todos os trabalhadores... Feriado para uns, regresso a casa depois de 11 horas de avião para outros!!! À saída esperámos pela Emily e encaminhá-mo-la para a sua porta de embarque. Ia logo no primeiro avião para Dublin, mas nós ainda tínhamos de esperar mais um pouco. No lounge da Air France, mais umas cartadas e um encontro com uns colegas lá da "quinta" que regressavam do Brasil. Estava visto que íamos todos no mesmo avião para Dublin.
Já em casa, em Trim, a realidade de quem vive sozinho... Ninguém para nos dizer "Olá! Que bom estares de volta... Já tinha saudades tuas!!"... Só uma casa vazia, mas confortável, com tudo por fazer: dar uma volta ao frigorífico para deitar fora alguma coisa que se tenha estragado, fazer a primeira de muitas máquinas de roupa, fazer a cama, desfazer a mala, ir às compras... Acabei o dia sem saber de que terra era tal era a camada de sono... Jet lag a fazer das suas! Aterrei na cama como uma pedra...
Sábado, 02 de Maio, hoje:
Acordei cedo, mas obriguei-me a ficar mais uma horas na cama... Só tenho o fim-de-semana para recuperar porque segunda começa a segunda etapa de ser o reponsável de uma missão: redigir o relatório! Um scone ao pequeno-almoço com uma caneca de "SuperMilk" (cheio de vitaminas A, B, D e E) para compensar os últimos dias de pouco descanso e muito trabalho... Hoje é também o baptizado de dois filhos de dois casais nossos grandes amigos. Desejo-lhes o melhor desta vida e que sejam tão bons ou melhores que os papás Susana/Nuno e Rita/Rodolfo!!!!

Sem dar quase por isso, já estou no mês de Maio... Aqui no bairro, a grande diferença é a avenida estar ladeada por jovens árvores completamente em flor, a assinalar a primavera. E o tempo está bom!!
Cheers!!

P.S.: Onde está o inspector?

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma etapa cumprida de muitas que aí virão. Sabes que eu vou estando por aqui a olhar por ti à distância e sempre perto no pensamento. Continua com todo o teu empenho. Beijinhos grandes. Tia Nita

rosarinho disse...

Querido! Embora não tenha feito tantos comentários (fiz dois) Li-te sempre atentamente! E embora não pudesse estar aí para te dar as boas vindas, perguntei novas tuas à Rita e à tua Mãe, para ter a certeza de que tinhas chegado bem. Tenho saudades tuas e estou ansiosa que venhas para o casamento, para te poder abraçar! Se as prendas do casamento compensarem um bocadinho o orçamento da viagem a Roma em lua de mel, versão 2,queríamos ir ter contigo uns dias em finais de agosto... Vamos lá ver se dá. Beijos da tua sogrinha.

Marta Ventura disse...

Por acaso acho mal!
Acho mal pensares que eu não venho cá vezes suficientes para te ler! Sim, já que não te vejo tão frequentemente, leio-te!
Já percebi que vou ter de começar a fazer mais comentários!
Mas queria te contar uma coisa que a Map disse no outro dia. Estavamos a jantar, e eu disse-lhe que sentia falta dos nossos jantares, e a Map disse que realmente faltas cá tu!
O nosso amigo que nos consegue sempre juntar!
Um beijo enorme,