domingo, 4 de janeiro de 2009

Post 01/2009

Cá estamos...em 2009 e em Paris! Demorámos mais a dar notícias porque fiquei sem kanguru no estrangeiro e só agora tive tempo para fazer a ligação ao wifi do hotel.
Vamos ao que interessa...Chegámos bem na Terça, e quando estávamos na fila para comprar o passe de transportes de 5 dias, um casal muito simpático ofereceu-nos os passes deles que ainda deram para 2 dias. Depois, armamo-nos em jovens responsáveis e pouco gastadores e decidimos ir de RER e metro até ao hotel...2h depois e já podres de carregar as coisas e andar ao frio (as temperaturas oscilam entre os -5º e o 1º, entre mínima e máxima), chegámos ao Mercure de Montmartre e começámos o nosso plano de visita.

1º dia – Terça 30
Notre Dâme...Magnifique na arquitectura e no que cá esconde...nós que nem somos muito ligados a essas coisas de Deus Nosso Senhor, ficámos francamente impressionados com algumas relíquias que aqui estão como a Coroa de Espinhos e um dos Cravos com que pregaram Jesus na cruz (também tinham lá um pedacinho da mesma!!!)...não os vimos, mas sabemos que estão aqui.
Bâteaux Mouches by night, que no nosso caso foram os Bâteaux Parisiens...Formidable....Paris é bonita de dia ou de noite, mas vista de barco no meio de la Seine na altura de Natal com todas as luzes mágicas, dá para esquecer o briole que passámos mas que aguentámos estoicamente. Fomos aliás os únicos passageiros a aguentar a hora de passeio sempre do lado de fora e por isso tirámos milhares de fotografias que mais tarde, já em Portugal, iremos colocar num albúm Picasa.
Jantámos num restaurante Gaulês excepcionalmente servido, aliás acho que comemos até cair para o lado ao som de músicas como “Aux Champs Elysées” ou “Tous les garçons e les filles”...chama-se “Nos ancêtres Les Gaulois”, na Île de Saint-Louis...recommandé par nous.

2º dia – Quarta 31
Versailles
Acordámos às 7h AM para chegarmos a Versailles na abertura...e falhámos por muito pouco. Dedicámos o dia todo a mergulhar na história de França mais imponente, que é como quem diz de Louis XIV a Napoléon. E para nós, anciens élèves do nosso querido Lycée Français Charles Lepierre, visitar isto tudo que estudámos durante anos a fio foi simplesmente memorável. Coisas como o quarto do Roi Soleil, Salon des Glaces, Salle de Conseil de Napoléon ou Grand Trianon de Marie Antoinette vão ficar para sempre. Nâo há nada que consiga dizer que vos passe exactamente a beleza de Versailles e o que sentimos.
Mais um dia estafante que iria ainda culminar no Reveillon junto ao Sacré Coeur...
Lá nos aperaltámos todos e fomos à procura do La Cremaillére onde tinhamos jantar e espectáculo reservado a um preço elevado que no final podemos dizer que foi um pouco obsceno até...foi giro mas não valeu o preço. O La Cremaillére é mesmo na praça central onde estão os artistas todos no Sacré Coeur, a Place du Tertre. A média de idades dos clientes do nosso reveillon era de 50 anos. Personagens tivemos muitas...um casal jovem de americanos em que ele era a cara chapada do Richard Gere, um casal em que ela deveria ter 35 anos, loira, e um decote indiscritível com 2 bolas enormes prestes a rebentar na cara do seu provavlemente “tio” de 70 anos que sempre que dançava lhe punha ostensivamente a mão um pouco abaixo dos rins, uma italiana de 50 anos com kilos de botox e super apaixonada por alguém, a quem tivemos a sorte de a ver enfiar a língua dentro da boca...enfim, um pagode! Aqui não há contagem decrescente e não há passas. Há champagne e muita música francesa, há can-can e uma cantora francesa bem cool. Foi giro e ainda nos rimos bastante. Para mim, que detesto o fim de ano, foi óptimo para me distrair e não cair naqueles momentos penosos de balanço e definição de objectivos para 2009...o que será, será, whatever will be, will be...é o lema.
2h AM viemos para casa, a pé e ao frio para desmoermos as garrafas de vinho e champagne que tinhamos no bucho...resultou.

3º dia – Quinta 1
Tentativa de visita ao Museu Picasso e Maison Victor Hugo...fechados...passeámos por isso na Place des Vosges e fomos a pé até à Place de la Bastille onde nos entregámos a uma mariscada invejável na Brasserie mais antiga de Paris, o Bofinger...há fotos para vos mostrar a imensidão de marisco com que brindámos a primeira refeição do ano: ostras, búzios, sapateira, lagostins, lagosta,....
À tarde, visitámos o Centre George Pompidou onde ficámos exaustos do ponto de vista físico e psicológico...arte moderna dá cabo de mim...Ouvi uma frase bem interessante de um visitante para a namorada “it’s not important if you don’t get its meaning...is how it makes you feel that matters”...pois, e a mim cansa-me por me fazer sentir confusa e frustrada por não perceber porque é que tantas destas coisas são arte.
O cansaço era tanto que ao jantar hoje foi mesmo um croque madame e um crêpe para amanhã atacarmos com força o Arco do Triunfo, les Champs Elysées, le Louvre e as Tuileries...ambicioso o dia...Vamos ver se os milhares de italianos, brasileiros, japoneses e afins não nos fazem secar horas em filas intermináveis.

E assim se passa o ano numa das cidades mais bonitas do mundo...por mim, mudava-me para aqui amanhã...

Á plus tard!

P.S: é óbvio que não conseguimos ligação nem através do Hotel e por isso só hoje, já de casa em Lisboa, damos notícias...este post foi no entanto escrito lá...

Sem comentários: