segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Que Fro?

Desta feita desde Kochi (ou Cochim em portugues) e a tentar nao pagar a internet porque o recepsionista do hotel deve ter metido os pes pelas maos quando me ligou o pc, ca estou eu para vos dar de viva voz mais alguns pormenores da terra do caril e das especiarias.
Para ja, referir que em qualquer sitio que chegue, seja aeroporto, hotel ou estabelecimento me oferecem flores, grinaldas de cardomomo ou sandalo, xailes indianos, enfim, o circo! Ate pintas vermelhas me poe no meio dos olhos para dar sorte!!! Passei por Goa (onde visitei algumas das igrejas construidas por nos aquando da nossa passagem por la. Espectacular!!) e depois por Mangalore que nao foi la grande coisa pelas mesmas razoes do outro post: muita gente, muito carro, muita pobreza e miseria... O resort onde fiquei no fim-de-semana, onde so se tem acesso por barco, foi bom para descansar de uma semana intensa de viagens de carro e aviao, desfazer e fazer mala e visitas de manha e de tarde. La aproveitei para fazer um pouco de desporto (ping-pong e piscina), uma massagem, que foi mais uma "esfregagem" desenxabida, e comer so marisco para variar da comida sempre picante (nao acreditem quando eles dizem que nao e, porque e sempre!!). Domingo foi dedicado ao trabalho para por as ideias em ordem e ganhar novo folego para esta semana. Hoje, ja em Cochim, visitei algo extraodinario: a primeira igreja crista construida na India (pelos tugas claro!!) onde o nosso Vasco da Gama foi enterrado em 1524!!! Eu estive ao lado da sepultura dele!!! Sensacao extraordinaria, de provocar arrepios na espinha... Quando me lembro de ter estudado Os Lusiadas, de ter visitado os Jeronimos onde estao os restos mortais deste navegador, que todos os indianos conhecem e fazem questao de mo dizer, fico parvo... Uns 400 e poucos anos depois do Vasco ter sido ali sepultado, eu tambem estava ali, ainda vivo (ehehehe)... Dei por mim a traduzir para ingles todas as sepulturas portuguesas que se encontram nesta pequena igreja para os indianos que nos acompanham constantemente. Os restos do Vasco foram transladados para Portugal em 1538, mas aqui fazem questao de manter viva a sua memoria, com um pequeno retrato pintado do mesmo, uma foto da Torre de Belem, do Mosteiro dos Jeronimos e, claro, do seu tumulo em Lisboa. Fiquei mesmo impressionado e senti-me um sortudo por ter tido esta oportunidade. E certamente uma historia que irei contar aos meu filhos e netos!!!
Tenho mais quatro dias de trabalho e depois regresso (finalmente, confesso!) a Trim (sim, ainda moro la!!).
Entretanto Portugal perdeu com o Brasil (vergonha...), os Indianos "tocaram" na lua (parece que foram os quintos a faze-lo...), o meu cao parece estar bem (apesar de uns linfocitos abaixo do normal...) e o meu irmao tem um carro novo igual ao meu!!!!
Tantas novidades!!!
Se conseguir ainda dou noticias em directo da India...
Inte!

P.S.: Beijo e abraco daquele tamanho para os amigos Ventura.

1 comentário:

Anónimo disse...

As coisas que tu descobres no fim do mundo. Um grande beijinho e continua.Tia Nita.