sexta-feira, 11 de junho de 2010

Aeroporto de Guayaquil, Ecuador

Provavelmente o último post desde o Ecuador... Estou no lounge da Iberia, a fazer tempo, mais uma vez... E agora tenho de ir à segurança para me irem revistar a mala!!! Até já!!

20mn depois, aqui estou. Passo a explicar: estava eu muito bem aqui a escrever este post, enquanto o meu colega foi dar uma volta, quando ele regressou para dizer que me estavam a chamar na porta 7, para revistar a minha mala. Peguei no passaporte, deixei o post a meio e lá fui. Levaram-me para o exterior do aeroporto, onde põem todas as malas no chão e escolhem ao acaso as que vão verificar. Num sítio à parte, 5 polícias da Polícia de Narcotráficos do Ecuador, estão em frente a umas mesas de inox, onde os passageiros colocam as suas malas e são interrogados. Com a minha sorte habitual no que diz respeito a filas de espera (horas da minha vida perdidas...) fiquei atràs de uma senhora de idade, cujo neto pequeno ia viajar sozinho, que não encontrava a chave certa do cadeado da mala do puto (que estava a curtir imenso o aparato policial!!!). Fui o último, claro, e já com a mala aberta e passaporte entregue, o senhor polícia começa a fazer-me as perguntas óbvias como para onde vai, esteve no Ecuador quanto tempo, em que locais...
- "O que faz?", ao que respondi no meu melhor espanhol - 2 semanas dá para praticar;
- "Soy inspector de la Comisíon Europea."
- "De la Policía Europea???"
- "No, de la Comisíon Europea."
- "Ah... Tiene passaporte diplomatico?"
- "Si, pero no lo estoy utilizando. Este é mi passaporte portugués"
- "Lo recomendo utilizar su passaporte diplomatico la proxima vez porque su maleta no sera revisada. E se me permite, hare una revista muy rapida de su maleta."
- "Gracias."
E pronto. Acho muito bem que façam estes controlos aleatórios, mas não gosto muito da diferença de tratamento que costuma existir quando certas palavras são pronunciadas. De qualquer forma, o senhor polícia não encontrou nada na mala, para ficarem tranquilos. Um casal de ingleses que chegou entretanto estava tão perdido que até me deu pena... Já com uns anitos em cima, vieram visitar o Ecuador e as Galapagos e agora isto... Mas lá foram todos contentes também!
É suposto que o avião saia às 20h00, mas ainda não chamaram para o embarque. Esperam-me umas 12 horitas de vôo até Madrid e depois uma espera até ao princípio da noite para regressar a casa. Com isto vou perder a abertura do Mundial e o primeiro jogo, mas hoje vi os Black Eyed Peas (ao almoço) e a Shakira (no gabinete da directora, já depois de terminar a reunião final) no concerto!!!!
Antes de virmos para o aeroporto fomos ao "Cerro del Carmen" onde está uma estátua do Cristo Rei a olhar para a cidade. Uma fantástica vista panorâmica de 360º da cidade de Guayaquil foi a melhor maneira de nos despedirmos deste país quente e húmido. Espera-me chuva na Irlanda...
Adios Ecuador!!

1 comentário:

Anónimo disse...

já estás de volta, por pouco apanhava-te aqui.Jinhos tia Nita