quinta-feira, 3 de junho de 2010

Manta, Ecuador - Part I

Hoje tive tempo para observar um pouco mais da cidade de Guayaquil. A maior sensação é a de haver grandes diferenças entre os ricos e os pobres... A cidade é a capital aconómica do país, deve ter cerca de 2 milhões de habitantes e nas várias colinas que pude observar existem milhares e milhares de casas que se equilibram precariamente umas nas outras, sem nexo, nem paredes pintadas ou até janelas... Sim, a miséria também é muita por aqui. Os fios de electricidade povoam as ruas, de poste em poste, em quantidades industriais. Todas as janelas ao alcance de alguém mais dotado na escalada têm protecções em ferro ou então muros com arame farpado. Não sei se já vos tinha dito, mas há seguranças privados em todo o lado e muitas vezes com coletes à prova de bala. Pude ver também a "Metrovia" de Guayaquil que não é mais do que um autocarro (daqueles com harmónio) que tem uma via dedicada, com estações tipo metro, onde as pessoas têm de passar por torniquetes e depois esperar que umas portas automáticas se abram para poderem entrar no "metro". Não deixa de ser um conceito engraçado... e muito popular por estas paragens! O trânsito, confirma-se, é mesmo caótico! E há aqui carros que de certeza são em 22ª mão...

No fim do dia tínhamos de mudar de cidade e por isso foi preciso passar 4 horas no carro até Manta, que fica mais a norte da costa pacífica do país. A estrada até que não é assim tão má, mas há um pedaço que ainda está em terra batida e as regras de trânsito aqui são algo desconhecido. Digamos que foi uma aventura, que acabou por ficar meio toldada pelo jet lag que ainda sinto a pesar nos ombros. Pelo caminho, ainda fui contemplado com performances antológicas de êxitos como "Todo lo que hago, hago por ti" de Brian Adams, "En tu cama de rosas" dos Bon Jovi, e outras músicas de Sting, Scorpions, Madonna, num belíssimo CD chamado "Stars in Spanish"... Brilhante!!!

Enfim, o sacrifício está feito e o hotel em Manta é mesmo sobre a praia, pelo que hoje espero que as ondas me embalem até às 07h00 e não me deixem acordar às 03h00 como aconteceu esta manhã... Amanhã haverá fotos.

Ontem esqueci-me de desejar um feliz dia da criança a todos os meus sobrinhos "emprestados" e a todos aqueles que ainda trazem uma criança dentro de si (sentido figurado ou literal!!). Os meus pais, e a minha mãe mais tarde manteve a tradição, tinham sempre uma prendinha para mim e para o meu irmão neste dia... Outros tempos!
Buenas noches!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá sobrinho,
acabei de ler os teus post´s e está a correr tudo bem pelas notas que aqui nos deixas. Belas músicas em espanhol e boas recordações do dia da criança. Beijinhos. Tia Nita