segunda-feira, 15 de março de 2010

Dono de casa

Que sou dono do meu castelo na Irlanda, não há dúvida... Mas semântica à parte, o título tem muito mais a ver com a definição homónima "dona de casa" e respectivas tarefas que normalmente lhe são tão características.
Desde pequeno, aliás desde pequenos porque também tenho de incluir o meu irmão nesta explicação, que fomos habituados a ajudar nas tarefas, digamos, mais caseiras, por força das circunstâncias. Tal ajudou a que encarássemos com toda a naturalidade fazê-lo, para que pudessemos usufruir do resultado à posteriori, se bem que às vezes nos custasse. Quando decidi partilhar a minha vida com a Rita, a partilha dessas tarefas foi sempre uma constante. E era assim que tinha de ser. Em 2007, com a ida para Bruxelas, a experiência acumulada serviu para me aguentar sozinho (amíude acompanhado pelo Tanta e pelo Tânger), com a vantagem de contribuir significativamente para a minha sanidade mental.
Com a mudança para a Irlanda, "been there, done that", e as rotinas instalaram-se normalmente. Não há nenhuma tarefa caseira que eu tenha como favorita, mas cozinhar definitivamente dá-me prazer. Ultimamente tenho cozinhado só para mim, mas felizmente já tive a oportunidade de cozinhar para mais pessoas que ficaram agradavelmente surpreendidas com a minha prestação culinária. Como tal, achei que devia investir num utensílio que me andava a fazer falta há uma data de tempo: uma panela de pressão. Custou-me imenso encontrar uma... Já andava à procura desde o ano passado, mas só no fim-de-semana a seguir aos meus anos é que a descobri... Como fui de missão para a Dinamarca quase logo a seguir, nem tive tempo para a experimentar, mas prometi a mim mesmo que o faria assim que voltasse. E assim foi. Ontem fiz a primeira sopa, com legumes irlandeses, e ficou uma delícia! E hoje, para matar umas saudades, cozinhou-se o primeiro frango estufado com cenouras aqui do castelo... Mais um sucesso!!! Eu sabia que tinha de comprar uma panela destas... eheheheeh!!! O frnago foi acompanhado com uma cerveja "Grinbergen Triple", resquícios natalícios do meu colega flat-mate!
Hoje também regressei ao trabalho, mas antes fui fazer a visita médica anual. Nada a apontar, aparentemente tudo em ordem, bastando apenas aguardar pelo resultado das análises. Curioso foi o exame feito pela médica, de idade já algo avançada, que depois de me ter auscultado, visto as orelhas, garganta e olhos, testado os reflexos e apalpado a barriga, toca de tirar os boxers e apalpar o resto... "Élá!!! Que é isso então????"... Desconforto, estranheza, "acaba lá com isso depressa se faz favor!!!"... Mais hilariante foi quando terminou e disse "Ok, You are in good shape!"... Olha, obrigadinho, sim!

3 comentários:

Célia Mesquita disse...

he he he he!!!!sem comentários...mas muito bom!!!
obrigada por partilhares os teus dia a dia, dá para matar saudadinhas.
beijinhos e abraços açoreanos

Célia

Nuno Valinhas disse...

Ai a Shotôra apalpou-te os "trims trims"?!?!

LOL

Para a próxima que fizeres frango estufado... em vez mandares a cerveja pela goela, mete-a na panela. Não vais querer outra coisa!

:)

Anónimo disse...

A panela de pressão é a nossa melhor amiga. E quanto a doutura, deve ter apreciado o modelo tuga, só pode. Jinhos. Tia Nita