sábado, 6 de março de 2010

Copenhaga - Part V... e Suécia!!

Acabado de chegar da Suécia... Sim, hoje estive noutro país como quem pega no carro e vai ali às compras e já volta. A beleza de pertencer à União Europeia tem destas coisas... E que boas coisas. Começámos bem cedo pela manhã, na antiga estação central de Copenhaga (que me fez lembrar tanto o Rossio...) e apanhámos o comboio para Helsingor. Viagem tranquila, excelente tempo, tirando claro os graus que não existem porque andamos sempre perto dos 0ºC. Continuámos o nosso caminho por mar, de ferry, e deixámos o castelo de Hamlet na Dinamarca (sim, do Hamlet de Shakespeare... Arrepio na espinha sem sequer ter lido o livro ainda!!). Meia-hora depois estavámos na Suécia, em Halsinborg (faz-vos lembrar alguma coisa? Pura coincidência..). A nossa boleia chegou rapidamente (a filha da minha colega, que trouxe consigo o César, um cão grande e pachorrento) e levou-nos para a quinta da minha colega por um caminho panorâmico que dava para ver Copenhaga lá bem ao longe. O sítio onde parámos primeiro fica no meio de... quase nada!! Um silêncio avassalador e relaxante... Tudo coberto de neve ainda... E os cavalos bem tapados para não terem frio! Seguimos para uns penhascos na zona de Skone... De cortar a respiração!!!
O almoço foi na casa da filha da minha colega, onde também há cavalos e mais uma cadela chamada Sara. Mais uma quinta portanto... E num sítio quase tão sossegado como o anterior. Depois de almoço demos um longo passeio e eu tive a honra de levar o César o caminho todo... Soube tão bem!! Mesmo não sabendo sueco, acho que me safei bem... O coitadinho do César foi sempre preso pela trela e a Sara ia sempre solta... Às tantas o César começa a morder a trela e a querer brincadeira, a rosnar para mim numa de provocação... Tive de ser firme e gritar "NEJ!" para ele se acalmar (quer dizer "não"...). Foi uma hora bem passada, com neve e típicas casas suecas. Mais à tarde fomos ao picadeiro ver o Icarus (o cavalo da minha colega) a ser treinado. Uma beleza! O jantar foi no mesmo sítio que o almoço, estava delicioso e como sobremesa provei gelado de violeta. Muito bom!! Não tenho fotografias depois do penhasco porque o telemóvel que levei é fraquinho e tem pouca memória...
No regresso, utilizámos os mesmos transportes e tivemos a companhia de um grupo de jovens dinamarqueses bem atestados de alcóol e boa disposição a mais quase a viagem toda. Nem o frio os calava!!
Amanhã há mais comboio, 5 horinhas, até ao norte da Dinamarca, em Horring. Procurem no mapa... Bom domingo!

1 comentário:

Anónimo disse...

Que belas fotos e tens razão, a estação parece o Rossio.Beijinhos. Tia Nita