quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Aomori - Part IV

Quarto dia. Quase a meio... Manhã dedicada a áreas de produção de vieiras. Fomos de barco até ao sítio onde as colhem. O tempo não estava grande coisa, um frio de rachar, algumas ondas e chuva... Ainda assim sempre interessante. Os dedos das minhas mãos é que não acharam piada nenhuma!! Entre a visita da manhã e da tarde, visitámos uma exposição sobre a aquicultura de vieiras nesta zona, tipo parte cultural da missão. O saber não ocupa lugar.
O almoço foi de novo de "lunch box", numa sala à parte, apesar de eu ter insistido para almoçarmos todos juntos. Argumento japonês muito simpático: "nós achamos que se sentirão mais confortáveis na sala que reservámos para vocês". Não discuti mais... Seguiram-se 5 horas de reunião, com diferentes colegas, tipo interrogatório... Esgotante! Mas proveitoso.
Contabilizei três cerimoniais de troca de cartões de visita. Os meus colegas passaram oficialmente a ser renegados da sociedade por não terem mais cartões de visita. Eu ainda tenho alguma margem de manobra...
O jantar foi no restaurante italiano que ontem estava cheio (onde uma pequenina menina japonesa me sorriu e me fez sorrir por dentro também...) e agora estou a fazer as malas para mais uma viagem, na verdade três viagens, todas de comboio, de regresso a Tóquio. Ainda não tenho a certeza que serão naquele comboio super rápido que eles têm cá... Amanhã logo vos conto a experiência.
Hoje de manhã foi anunciado em directo no Japão a vinda ao mundo daqui a uns mesitos de mais um sobrinho emprestado, o Henrique. Parabéns aos papás!!!! Um grande beijinho e abraço desde o Japão!
Até sexta!

Sem comentários: