segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Será esta a última?

Faz hoje exactamente 5 anos e 12 dias em que iniciei estas viagens profissionais. Aliás, fiz este post na altura e tudo!
Em 5 anos visitei muitos países, alguns duas vezes, e, arriscaria mesmo, em todos os continentes (excepto os polos, mas estive lá perto…). Mandei muitos postais para a família e amigos. Trouxe muitas recordações e, sobretudo, guardo imensas memórias.
Haverá certamente tempo para fazer um balanço, ainda por cima com o aproximar do fim do ano e a perspectiva de mudança já decidida mas ainda por concretizar, e de contabilizar tudo, com muitas fotografias e histórias que este blogue me ajudou a partilhar convosco.
Mas antes disso, ainda há mais uma viagem… talvez a última? Quem sabe?

O próximo destino é a Arábia Saudita.
País totalmente desconhecido para mim, tirando aquilo que se vê na televisão e nas notícias dos jornais. Mesmo na recta final, sou brindado (sim, tenho a perfeita noção de que sou um priveligiado…) com um país onde a cultura sui generis, onde a religião tem uma importância tremenda (o Alcorão é a constituição do país), onde o papel da mulher é, digamos, "enquadrado" nos hábitos e costumes da lei islâmica (é o único país do mundo onde as mulheres estão proibidas de guiar). O álcool e a carne de porco são proibidos por lei, também.
É um importante produtor de petróleo, o maior da OPEP, e tem dois dos locais mais sagrados do Islão, considerados os berços da religião, as cidades de Meca e Medina. Claro está que, quem não for muçulmano não pode visitar estes locais.
A bandeira da Arábia Saudita, para quem não sabe, tem uma inscrição por cima de uma espada que diz o seguinte: "Não há outra divindade para além de Alá, e Maomé é o seu profeta".

Faço uma paragem em Londres para trocar de avião, e matar saudades do aeroporto de Heathrow. E estou a escrever este post do lounge do Terminal 1 do aeroporto de Dublin que entretanto foi completamente renovado (tinha dois lounges separados e agora é só um, mais moderno, melhor decorado e bem mais agradável).

Não sei se terei ligação à internet (li algures que sim, mas que existe uma censura ao tráfego…) para poder partilhar as curiosidades de mais uma viagem… Espero que sim, para que fique aqui registada para a posteridade, talvez como a última "grande" viagem profissional enquanto auditor no sector dos produtos da pesca.

Sem comentários: