domingo, 1 de dezembro de 2013

Dammam - Arábia Saudita

Último dia de visitas e começou logo pela fresquinha, às 05h45, para apanhar um avião para a cidade de Dammam, terceira maior do país, situada na costa este e conhecida por ser a cidade mai importante do mundo no que a petróleo diz respeito. Aliás, foi aqui que se descobriu petróleo pela primeira vez na península arábica.

Foi o primeiro vôo que fiz de dia e pude finalmente observar o país de uma perspectiva diferente. E confirmou as minhas expectativas: um deserto. Areia e mais areia… Desolador. Já na cidade, mais do mesmo: construção, construção e mais construção! Mas como fica à beira-mar sempre tem mais piada, até porque tem um passeio mesmo junto à costa. O regresso foi ao final do dia e o cansaço faz-se sentir com tantos vôos… Amanhã serão os últimos, finalmente!

A gente deste país está constantemente num destes três estados: estiveram a rezar, estão a rezar ou vão rezar. O dia é gerido de acordo com as cinco orações diárias que todos os muçulmanos têm de fazer. E assim, a vida pessoal e profissional tem de se adaptar. Ontem, durante uma visita a um centro comercial (horário de abertura das 9 ao meio-dia e das 16 às 23), chegámos perto das 17 e, surpresa, as lojas estavam todas a fechar. Era hora da penúltima oração do dia, pelo que todas as lojas fecham e clientes e lojistas dirigem-se, em comunhão, para as salas de orações (para mulheres e homens) do centro comercial. Apenas as crianças mais pequenas não rezam, pelo que o centro comercial ficou de repente cheio de vultos negros sentados em todos os lugares disponíveis com criancinhas a brincar ao seu redor… Meia-hora depois, tudo voltou ao normal.

Hoje tive a oportunidade de conversar com os meus colegas sauditas e ficar a saber um pouco mais sobre a sua cultura e religião e poder até fazer algumas perguntas mais, digamos, polémicas. Foram todas respondidas, sem problemas nem juízos de valor e com orgulho de serem como são e das suas tradições e cultura.


1 comentário:

Unknown disse...

são mais afaveis do que as pessoas as vezes querem pensar. o ano passado lidei com uns iranianos e muito fixes até me perguntaram se eu não era muçulmano porque ja estava com uma cor agradavel lol.