sábado, 19 de outubro de 2013

Ausência prolongada...


Cá estou eu de volta (e já perdi a conta às vezes que escrevi aqui esta frase introdutória...).
Mas, sim, estou e, parece-me, para ficar.

Num comentário que fiz há uns meses no facebook, disse que tinha de retomar o blogue e que uma das razões, senão a principal razão, para o fazer é a minha filha Linda. O blogue acaba por ser um legado, em primeira mão, das minhas experiências passadas e presentes, em português, que espero ela acabara por apreciar quando for maior e souber ler!

O meu último post data de 15 de Junho de 2012. Mais de um ano... E a última frase desse post, "Será que este é o país onde os meus desejos se realizam?", não podia ter sido mais premonitória do que viria a acontecer na minha vida. Mas, já lá vamos. Primeiro, e em jeito de resumo, deixo-vos um "lamiré" do que se passou na minha vida desde esse último post:

- Depois de Madagascar vieram as férias de verão, como de costume na Lagoa de Albufeira, a matar saudades da praia, do sol, do peixe fresco, do Scott, da família e dos amigos. Também passámos uma semana em Lagos, onde estivemos com a afilhada mai'linda! AH! E também a notícia fantástica, maravilhosa de que a Lenka e eu íamos ser pais, lá para Abril de 2013!!

- Em Setembro, o trabalho levou-me de novo aos Estados Unidos. Com uma equipa de cinco pessoas, com dois peritos nacionais, uma portuguesa e um espanhol. Foram duas semanas intensas mas excelentes. Tinha acabado de ler um livro muito interessante sobre o estado da pesca no mundo, "The Last Fish Tale", escrito por Mark Kurlansky, e por coincidência visitei um dos sítios que vinha descrito em pormenor no livro. Foi surreal! Os peritos nacionais acabaram por arranjar um emprego na Comissão Europeia no final do ano, e a colega portuguesa connosco, lá na "quinta".

- Em Outubro, fui a Itália. Mais concretamente duas regiões: Sardenha e Marche. Visitar a Sardenha foi bastante interessante. Escusado dizer que a comida era fantástica e que fiquei surpreendido por perceber quase tudo o que os nossos colegas italianos diziam. Conheci mais uma sumidade no mundo dos moluscos bivalves, o que me deixa sempre satisfeito.

- Novembro levou-me para o México. Uma equipa só de dois mas que cobriu muito território, incluindo a província do Yucatão. Sim, essa mesmo, onde fica Cancún e onde os adolescentes americanos passam o famigerado "spring break". No fim-de-semana tivemos a oportunidade de visitar as ruínas de Chichen Itza. Foi um regressar ao passado, mais concretamente a 1999, e à minha viagem de finalistas a Cancún. Infelizmente já não se pode subir à pirâmide...

- O Natal foi passado, pela primeira vez em 36 anos de vida, fora de Portugal. Foi na República Checa, com os pais da Lenka. Decorámos a árvore no dia 24 à tarde e comemos carpa frita com salada russa, o jantar tradicional de Natal. Depois abrimos as prendas. E claro, sempre com neve!

- Veio Janeiro e uma visita ao Senegal. Voltei a utilizar o francês que já estava a ficar enferrujado. Tivemos direito a jantar em casa da chefe de delegação da União Europeia, com mais convidados. Foi uma noite bastante agradável. 

- Depois veio Fevereiro, Março e... o dia 4 de Abril de 2013. Dia inesquecível!!! A Linda veio ao mundo, depois de uma noite extraordinária de trabalho de parto por parte da Lenka. Não houve epidurais nem outras que tais e às 10h17, a Linda nasceu. Escusado será dizer que os pais continuam babadíssimos!!!

- Maio chegou e levou-me a Espanha, de novo com uma equipa de 5 pessoas. Desta vez foi o espanhol que tive de utilizar e posso dizer que não me safei nada mal. Visitei a Catalunha e o País Basco e não há maneira de dizer que não se gosta de "nuestros hermanos"!!

- As férias de verão trouxeram más notícias: o meu pai faleceu antes de eu chegar a Portugal e o Scott deixou-nos no dia 24 de Julho. Por incrível que isto possa parecer, eu acho que ele esperou para me voltar a ver e para conhecer a Linda antes de dizer adeus. Foram também as primeiras férias da Linda na Lagoa, com 3 meses e meio.

- Setembro trouxe-me de volta a Portugal, por uma semana e meia. Sem palavras! Oportunidade única de poder auditar o meu país, algo que muitos outros colegas não podem afirmar. Foi uma experiência interessante, estar do outro lado da mesa.

E chegamos ao "agora"... Comecei a escrever o post no aeroporto internacional de Dubai e estou a terminá-lo no aeroporto internacional de Kuala Lumpur onde paramos por uma hora antes de seguir para Melbourne. Mas não ficamos por lá, seguimos, já no Domingo, para o destino final, a cidade de Wellington, na Nova Zelândia, de onde espero dar-vos mais notícias.

Até já!

Sem comentários: