sábado, 3 de março de 2012

Aeroporto de Fortaleza, portas de embarque de vôos domésticos, 02/03/2012

De novo num aeroporto... Acho que conseguia ter sucesso como críitico de aeroportos, tal como os críticos gastronómicos têm. A diferença é que eles têm a sorte de comer belos repastos e eu tenho a sorte de experimentar o conforto das fantásticas cadeiras da sala de espera em frente às portas de embarque.
A estadia em Fortaleza foi agradável mas muito preenchida. Acordar quase todos os dias às 06h30 e acabar o dia por volta das 20h00, ou até às 23h00 como ontem, sai do corpinho. Não me perguntem se fui a Jericoacoara ou à praia da Canoa Quebrada... Não fui, não tive tempo e o que vi foi através do vidro escurecido da pick-up, conduzida pelo motorista Sampaio. Ah! Consegui tirar uma foto de uma praia onde os barcos descarregam lagosta... Menos mal.
Fortaleza é tipo Portimão mas com prédios 10 vezes mais altos e em muito maior quantidade. A linha da frente de praia é assustadora. São arranha-céus e mais arranha-céus de apartamentos, todos convencidos de que oferecem a melhor localização e vista sobre a praia. O passeio, ou “calçadão”, está constantemente cheio de gente a andar, correr ou só a passear, a toda a hora. A comida é excelente. Muita variedade de fruta, carne grelhada, peixe e camarão.
Aracati é uma cidade mais pobre. Tem, pelo menos, três igrejas que testemunham a passagem dos portugueses por esta região. Fiquei num chalé, situado numa espécie de complexo turístico com piscina e escorregas, onde dei de comer a cerca de 7 ou 8 mosquitos sedentos e ingratos, que decidiram não respeitar as fronteiras da minha rede mosquiteira esburacada.
Daqui levo na memória que tenho de ver o filme “Assalto ao Banco Central”, que se passou em Fortaleza, a quantidade de modelos da Fiat diferentes dos que existem na Europa (o Fiat Uno ainda se vende por aqui!) e o programa de rádio à hora do almoço da Rádio 100, “Vale a pena ter saudade”, onde o locutor, com a sua voz grave, melodiosa e sensual, l~e mensagens de apaixonados dedicadas aos amores das suas vidas, enquanto a banda sonora do Titanic toca lá no fundo...
Vamos seguir viagem para São Paulo e depois para Porto Alegre, terra dos gaúchos. Espero poder descansar e trabalhar no fim-de-semana.
Até mais!

Sem comentários: