domingo, 15 de maio de 2011

Murmansk, Russia - Parte I

Acordar às 5 da manhã num Domingo é só mesmo por necessidade... Há outros que ainda estão acordados e a sair dos muitos clubes nocturnos de Moscovo... Mas tínhamos de vir para Murmansk para prosseguir o nosso trabalho. Moscovo é tão grande que até às 6 da manhã de Domingo há trânsito e filas, bolas... No aeroporto corre tudo tão bem que deu para tomar o pequeno-almoço nas calmas, ler umas leis russas e um pouco do meu livro de cabeceira “Cosmofobia” da autora Lucía Etxebarría. Muito bom! Mas alguma coisa estava para acontecer... No autocarro, uma senhora de idade deu-me tanta pena... Estava completamente perdida... Era a primeira vez que ia viajar de avião, mas não sabia como lá ir ter, achava que tinha que comprar um bilhete de autocarro e tudo... Coitadinha! (Eu sei isto tudo porque o interprete estava ao meu lado e contou-me... Ainda não sei russo!). Mas no avião aconteceu o melhor: o Telmo estava ensonado e quando apareceu a hospedeira de bordo para levar o meu tabuleiro, prestavelmente entrego-lhe e depois faço a asneira de entornar o copo ainda cheio de água pelas minhas pernas e acento abaixo... O resto da viagem foi feito com aquela sensação de “fralda molhada”...
Aterrámos na única pista do reduzido aeroporto de Murmansk. Estou 250km acima do círculo polar ártico (o que significa que são neste momento 23h46 e está tanta luz lá fora como se fossem cinco da tarde...) e estão uns agradáveis... 15ºC!!! É verdade! Disseram-nos que foi o primeiro dia de calor e sol que tiveram durante as últimas semanas onde o frio e a neve reinaram. A cidade parece-me velha, sem manutenção, muito dos anos sessenta... Há imensos monumentos a Lenine, imensa indústria pesada e um porto militar e comercial estratégicamente importantes. A minha vista do quarto dá para a praça dos cinco cantos (vá-se lá saber porquê...) e ao longe, no cimo de uma colina, para uma estátua de 35m que presta homenagem ao soldado desconhecido.
Almocei um delicioso bife de rena com arroz selvagem, depois de um pequeno passeio ela principal rua da cidade, a Avenida Lenine pois claro! E agora já é quase meia-noite e tenho de ir descansar... Mas antes, uma foto para mostar-vos a luz que está lá fora!!!

Sem comentários: